PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Incêndio de Candemil lavra há mais de 12 horas – Três frentes continuam ativas

8 Agosto, 2015 - 23:59

181

0

Termómetros deverão atingir este domingo os 36ºC em Vila Nova de Cerveira.

[Atualizada domingo 19h35]

O incêndio que este sábado deflagrou em Candemil, Vila Nova de Cerveira, já se estende até Arga São João, em Caminha. “Em linha reta, posso dizer-lhe que do foco inicial até à cabeça do incêndio são 10 quilómetros”, disse à Vale do Minho o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, António Machado.
A luta contra as chamas continua e, de acordo com o comandante, ainda estão longe de ser dominadas. Mais de 270 homens de todo o país combatem incessantemente o maior incêndio florestal que este território viu nos últimos anos. O fogo, recorde-se deflagrou pelas 10h30 deste sábado, depressa se alastrou pela zona florestal da freguesia de Candemil e chegou mesmo a ameaçar habitações da freguesia vizinha de Gondarém. Está ainda por dominar e apresenta uma frente ativa.
O número de homens de homens tem vindo a aumentar desde a ignição. O risco também. “Para já há a lamentar dois bombeiros de Vila Nova de Cerveira feridos com um golpe de vento. Um deles sofreu um entorse e outro ficou com queimaduras ligeiras na cara”, contou o comandante à Vale do Minho. Os dois soldados da paz foram imediatamente assistidos pelo INEM. “Foram transportados para o Hospital de Viana e já tiveram alta. Encontram-se bem e já estão em casa”, referiu António Machado.

Populações devem ajudar os bombeiros e não combater o fogo

Embora as ameaças já tenham sido mais que muitas, o fogo não fez para já quaisquer danos nas habitações por onde tem passado. “As pessoas têm dado um auxílio precioso aos bombeiros”, elogiou o comandante cerveirense. No entanto, António Machado apela aos populares que a maior ajuda são “água e alimentos aos homens que estão no terreno. As pessoas não devem enfrentar as chamas”, alertou.
De acordo com os dados da Proteção Civil, os 277 homens de todo o país que estavam no terreno às 19h00 deste domingo estavam a ser apoiadas por 88 veículos, um helicóptero, dois aviões Canadair e dois aviões Alfa.

[Foto: Facebook Cerveira…]

Últimas