“Não esperava estar aqui tão cedo outra vez. Mas cá estou”. As palavras foram proferidas este domingo, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cerveira, por Duarte Cunha, jogador da seleção nacional Sub-17, que no mês passado se sagrou campeão do mundo.
Na final, realizada no Catar, Portugal venceu a Áustria por 1-0.
O golo da vitória foi marcado por Anísio Cabral. Porém, foi Duarte Cunha quem mais se evidenciou no lance: recebeu a bola na ala direita, combinou de forma brilhante com Mateus Mide. Fez um passe de régua e esquadro para Anísio Cabral, que só teve de encostar para uma baliza deserta.
“Resta-me agradecer o apoio de todos os portugueses, em especial de todos os cerveirenses. Espero estar aqui muitas mais vezes”, disse ainda Duarte Cunha com um sorriso.
Recebeu das mãos do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, a já emblemática jóia de Vila Nova de Cerveira.

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
“É um grande orgulho para Vila Nova de Cerveira. Os adjetivos começam a faltar para qualificar o desempenho do Duarte. É um exemplo para os jovens, não só do concelho como para todos aqueles que iniciam a sua atividade futebolística”, disse o autarca à Rádio Vale do Minho.
Sem poupar nos elogios, Rui Teixeira considera já Duarte Cunha “uma estrela do futebol português”.
Numa altura em que Cristiano Ronaldo está cada vez mais próximo do fim da carreira, Rui Teixeira antevê que o jovem Duarte, que também veste a camisola 7, poderá dar muitas alegrias aos portugueses.
“Há muita esperança nisso”, disse o autarca.
“Pés assentes na terra”
Também de sorriso aberto, o pai de Duarte Cunha mostrou-se orgulhoso de um filho que enche o coração de todo um concelho.
“Claro que é um orgulho para nós, pais. É tudo fruto de muito trabalho, muito empenho e muito foco. Agora o céu é o limite”, disse Frederico Cunha.
Porém, realçou o pai, “ele faz questão de manter sempre a humildade, valorizar as raízes, e manter os pés sempre na terra”.
E quanto ao futuro? “Um dos principais objetivos dele passa por chegar à equipa principal do FC Porto. Quanto à Seleção principal, esse é também um objetivo que qualquer jogador sonha”, disse ainda Frederico Cunha.
Esta foi a primeira vez que Portugal conquistou o troféu mundial de futebol em Sub-17.
No entanto, a proeza adquiriu contornos mais incríveis dado que aconteceu em menos de seis meses após os lusos terem conquistado o título de campeão europeu.
Apenas a Alemanha tinha conseguido juntar os dois títulos nestas condições, em 2023.
Comentários: 0
0
0