PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Escola Superior Gallaecia foi para o Porto – Passa a integrar a Universidade Portucalense

22 Setembro, 2021 - 14:48

765

0

Operação “permite a diversificação da oferta formativa e científica”, diz a Universidade.

A Universidade Portucalense (UPT), no Porto, anunciou a integração da Escola Superior Gallaecia já a partir deste ano letivo. A notícia, avançada pelo Jornal de Negócios, dá conta de uma operação que, refere a UPT, “permite a diversificação da oferta formativa e científica, com forte impacto no norte do país e em Espanha”, passando a oferecer os cursos de Multimédia e Artes (licenciatura) e Arquitetura e Urbanismo (mestrado integrado).

 

“Trata-se de uma operação prevista no RJIES (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior) de transmissão de estabelecimentos de ensino superior entre entidades instituidoras – a Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Cooperativa de Ensino Superior CRL, e a Fundação Convento da Orada -, decorrendo com a integração dessa escola no universo da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT)”, explicou ao Jornal de Negócios fonte oficial da instituição universitária do Porto.

 

O mesmo responsável da UPT adiantou que “os dois ciclos de estudos da Gallaecia (licenciatura em Multimédia e Artes e mestrado integrado em Arquitetura e Urbanismo) passam a ser lecionados na UPT, bem como o centro de investigação transita para a UPT”.

 

A Gallaecia, recorde-se, funcionava em Vila Nova de Cerveira.

 

Esta integração “vem não só reforçar a influência da universidade no mercado espanhol, mas também aumentar o corpo estudantil a curto prazo para cerca de 3.700 alunos”, realça a UPT, que calcula que “nos próximos cinco anos consiga atingir os cinco mil alunos”, apesar do recuo demográfico da população portuguesa nesta próxima década.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas