Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Arousa, na Galiza, andam cada vez mais de mãos dadas.
Rui Teixeira, presidente da Câmara do concelho alto-minhoto, marcou presença esta quinta-feira no concelho de A Guarda, onde foi realizada a apresentação da 30ª edição da Festa do Mexilhão de Vila Nova de Arousa.
Recorde-se que, no final do ano passado, estes dois concelhos manifestaram vontade de avançar com sinergias futuras nas áreas do turismo e da cultura, com destaque para a promoção do Caminho Português de Santiago.
Mas a gastronomia também faz parte. Se em Cerveira reinam a lampreia e o sável, Rui Teixeira não poupou elogios ao mexilhão de Vilanova de Arousa.
“No próximo ano, esperamos ter seguramente mexilhão de Vilanova de Arousa nas festas gastronómicas de Vila Nova de Cerveira. Não sou nenhum entendido na matéria mas é notório que este mexilhão é de elevada qualidade”, considera o autarca cerveirense.
“As águas da Galiza são ótimas e dão um excelente marisco. É um dos melhores produtos gastronómicos desta região”, qualificou.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
A Festa do Mexilhão de Vilanova de Arousa vai realizar-se de 8 a 11 de agosto.
Entre outras atuações musicais, o evento conta com o popular grupo Panorama.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Caminhos de Santiago são fator de união
Vila Nova de Cerveira e Vilanova de Arousa são duas localidades históricas do noroeste peninsular, com cerca de 10 mil habitantes cada, e que partilham a toponímia semelhante de ‘vilanova’, além de terem dois rios navegáveis – o rio Minho e a ria de Arousa – como um dos ex-libris de vivência territorial.
Os Caminhos de Santiago apresentam-se como um dos fatores de união entre ambos os municípios, complementados pelo Caminho Português, mas também pela dinamização de outras variantes singulares e que podem ser alavancadas em conjunto.
Vila Nova de Cerveira tem-se apresentado como a ‘vila de caminhos’, sendo passagem obrigatória do Caminho Português da Costa, estando, mais recentemente, a apoiar a certificação do Caminho da Nossa Senhora do Norte, que passa por Vila Nova de Cerveira entrando na Galiza por Tomiño, antes de se unir ao português em Redondela.
Por sua vez, Vilanova de Arousa conta com a experiência da Variante Espiritual, um percurso marcado por ser a única Via Crucis marítimo-fluvial do mundo, e que consiste num conjunto de 17 cruzeiros que assinalam o percurso do corpo do apóstolo.
Outro ponto em comum entre as ‘vilas novas’ de Cerveira e de Arousa é a existência de dois parques naturais que se constituem como potenciadores turístico-patrimoniais.
Por um lado, o Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, ao qual se conjuga o trabalho do Aquamuseu do rio Minho, e, por outro lado, o Parque Nacional de Illas Atlánticas, em Vilanova de Arousa, um parque marinho que acolhe mais de 200 espécies de plantas e animais, proporcionando muitas atividades, como caminhadas, ciclismo e canoagem.
Comentários: 0
0
0