PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira e Tomiño realizam esta sexta-feira as Jornadas da Amizade

27 Março, 2015 - 07:22

133

0

Encontro visa a apresentação pública das linhas de intervenção e prioridades operacionais para o desenvolvimento integrado destes territórios de fronteira.

Concretizando a Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça, Cerveira e Tomiño promovem esta sexta-feira as 1ªs Jornadas da Amizade. O encontro visa a apresentação pública das linhas de intervenção e prioridades operacionais para o desenvolvimento integrado destes territórios de fronteira, integrado na estratégia Europa 2020.
Desde a assinatura da Carta da Amizade Cerveira-Tomiño, a 11 de junho do ano passado, os Concelhos de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e Tomiño (Espanha) deram continuidade aos trabalhos de implementação deste projeto através da dinamização, entre novembro e dezembro, de quatro grupos de trabalho temáticos. As sessões, amplamente participadas, promoveram o envolvimento das comunidades, o debate e reflexão sobre propostas e projetos de cooperação, recolhendo sugestões e propostas de projetos comuns, identificando problemáticas fronteiriças e respetivas respostas, de modo a contribuir para a elaboração de um documento de planeamento estratégico.
O plano de ação, com a identificação de prioridades de intervenção, será apresentado publicamente esta sexta-feira no Auditório de Goián, Tomiño, nas 1ªs Jornadas Amizade Cerveira-Tomiño. O encontro agrega dois painéis: um mais dedicado à especificidade de projetos a implementar no âmbito do rio Minho, da mobilidade transfronteiriça, da gestão partilhada de serviços e do desenvolvimento económico; e o segundo focado na cooperação transfronteiriça a nível regional e nos programas comunitários existentes para apresentação de candidaturas.
A sessão de abertura, agendada para as 9H45 (Hora Espanha), será presidida pelos autarcas de Tomiño e de Vila Nova de Cerveira, Sandra Gonzalez e Fernando Nogueira, respetivamente, pela Diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (GNP-AECT), Maria Geraldes e pelo Diretor Geral de Administração Local, José Alberto Pazos Couñago.
As comunicações dos dois painéis são proferidas por responsáveis e técnicos municipais e regionais dos dois países. De forma inovadora e flexível, o desenho de um futuro sustentável deste espaço ribeirinho com metas, objetivos e ações coerentes e realizáveis, com uma participação aberta e ampla, promovendo o envolvimento dos parceiros sociais e económicos de uma e outra margem do rio.

Últimas