PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira e Tomiño apresentaram prioridades de intervenção ao Governo

5 Agosto, 2015 - 05:17

138

0

Os dois municípios reuniram com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação para apresentar a Agenda Estratégica e os projetos prioritários, solicitando a colaboração do Ministério na sua concretização.

Á margem da cerimónia de Hastear da Bandeira de adesão do 1º território transfronteiriço à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a Amizade Cerveira-Tomiño reuniu com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, para apresentar a Agenda Estratégica e os projetos prioritários, solicitando a colaboração do Ministério na sua concretização.
Desde a assinatura da Carta da Amizade Cerveira-Tomiño, a 11 de junho de 2014, o Município de Vila Nova de Cerveira e o Concello de Tomiño têm desenvolvido um conjunto de ações a envolver entidades locais e regionais e as populações, com o objetivo de traçar o caminho para a consolidação de um território comum.
Durante a reunião que decorreu nos Paços do Concelho, os técnicos dos dois concelhos apresentaram o Parque Castelinho-Fortaleza e a construção de uma travessia pedonal sobre o rio Minho, baseado na premissa de “dois Países, duas Vilas, dois espaços urbanos de utilização coletiva, uma única forma de viver um espaço naturalmente comum”.
Os dois autarcas realçaram a importância de agregar dois parques naturais e complementares de valências nas margens do rio Minho (Castelinho e Fortaleza), num único espaço, através de uma comunicação sustentável através do rio. Fernando Nogueira e Sandra Gonzalez destacaram “uma grande oportunidade para a consolidação da cooperação transfronteiriça, potenciando a afirmação de Cerveira e Tomiño no coração do Eixo Atlântico (Porto-Vigo)”.
O Secretário de Estado enalteceu o trabalho desenvolvido por estes dois territórios, classificando este projeto de um “desafio extraordinário” e mostrando total disponibilidade para colaborar nos próximos passos e na agilização de contactos entre Portugal e Espanha.
No final da reunião, Cerveira e Tomiño entregaram um dossier com a Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça para apreciação pela Comissão Luso-Espanhola para a Cooperação Transfronteiriça e pela Comissão Internacional de limites Portugal-Espanha.
Recorde-se que, durante as 1as Jornadas da Amizade, realizadas a 27 de março, foi apresentado o ecoparque transfronteiriço Castelinho-Fortaleza, que resultará da junção do Parque de Lazer do Castelinho (Vila Nova de Cerveira) e do Espaço Fortaleza de Goián (Tomiño), com uma área atual de seis hectares mas que, a médio prazo, com as ampliações previstas pelos dois Concelhos, corresponderá a uma área total de 15 hectares. A concretização deste projeto só será possível através da ligação das duas margens através de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, fazendo a ligação entre os dois parques.
Não obstante, a Amizade Cerveira-Tomiño está a proceder à preparação de candidatura comum aos fundos comunitários, com especial enfoque no Programa de Cooperação Interreg V – A Espanha-Portugal (POCTEP), 2014-2020.

Últimas