PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira é o melhor concelho da Europa a pôr seniores ‘a mexer’

24 Novembro, 2023 - 10:38

373

0

Município venceu a categoria ‘Across Generations’.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, marcou presença, esta quinta-feira, na cerimónia de entrega de prémios ‘BeActive Awards’, atribuídos pela Comissão Europeia, em Bruxelas, na qual foi reconhecido o impacto positivo do projeto ‘In Common Sports 2018-2021’ nas comunidades seniores das regiões europeias parceira.

 

O Município venceu a categoria ‘Across Generations’, recebendo 10 mil euros que serão investidos na promoção de estilos de vida saudáveis na população sénior do concelho, entre mais de 100 candidaturas.

 

Rui Teixeira enalteceu “a honra e o grande prazer”, em nome do município de Vila Nova de Cerveira e de todos os parceiros europeus do projeto “em receber este reconhecimento da Comissão Europeia”, não esquecendo “as equipas de seniores, que são a essência deste projeto”.

 

O autarca cerveirense reforçou que o projeto premiado representa “uma mais-valia para a comunidade, mantendo os idosos mais ativos durante todo o ano e contribuindo para uma sociedade mais ativa e saudável. Porque enfrentamos sociedades cada vez mais envelhecidas, o projeto também tem um papel fundamental na inclusão entre gerações nos nossos territórios”.

 

 

 

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

 

 

Até ao momento, o projeto In Common Sports 2018-2021, financiado pelo programa ERASMUS + Desporto, demonstrou que a introdução da competição como fator motivacional, a par da socialização, foi um aspeto inovador e uma mais-valia para a promoção do desporto entre os idosos e para o aumento do seu nível de atividade física, que têm mantido elevadas taxas de participação dos idosos.

 

O consórcio de parceiros, que incluiu o Município de Vila Nova de Cerveira na qualidade de coordenador(PT), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (PT), o Município de Cesena (IT), a Universidade de Vigo (ES), o Município de Aksakovo (BG) e a associação Zöldpont (HU), promoveu um conjunto de ações integradas, nomeadamente a partilha e divulgação de boas práticas, o estudo e a organização das competições desportivas com jogos adaptados para pessoas com 60 ou mais anos, entretanto disseminadas noutros territórios europeus.

 

De sublinhar que a edição deste ano do ‘BeActive Awards’ contou com a formalização de mais de 100 candidaturas, distribuídas por quatro categorias (Education, Workplace, Local Heroe e Across Generations), demonstrando o crescente interesse de organizações em toda a Europa em divulgar os seus projetos que promovem o desporto e a atividade física através das gerações.

 

 

[Fotografias capa: Município VN Cerveira]

Últimas