PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira e Goian promovem Judas transfronteiriço

17 Abril, 2014 - 06:41

139

0

Comerciantes e escolas de Goian, na Galiza, quiseram integrar o evento.

A ‘Queima de Judas’ em Vila Nova de Cerveira, agendada para este sábado, ganha este ano uma dimensão transfronteiriça. Os comerciantes e escolas de Goian, Galiza, quiseram integrar o evento, pedido bem acolhido pela Câmara Municipal. Há dezenas de judas muito originais espalhados pelas ruas, e as crianças aprenderam a construir judinhas.
Á semelhança do que acontece pelas ruas de Vila Nova de Cerveira, o envolvimento galego abrange diversos estabelecimentos comerciais. Originalidade e adaptação do Judas a cada negócio são as caraterísticas mais marcantes, roubando sorrisos de residentes e visitantes.
Este Judas transfronteiriço já motivou visitas por parte da comunidade escolar, com os alunos à procura dos Judas, e os professores a explicar a tradição de Vila Nova de Cerveira em torno deste boneco, o que significa e representa.
As crianças foram ainda desafiadas a construir judinhas, num atelier que decorreu, na tarde desta terça-feira, na Praça Pintor António Fernandez, Goian, com a presença de um elemento da Comédias do Minho, dos vereadores de Vila Nova de Cerveira Vitor Costa e Aurora Viães, e da vereadora da Cultura de Tominho, Cristina Martinez. Depois de uma breve explicação da história, seguiu-se a prática com a construção de muitos bonecos coloridos, a representar os males que vão ser queimados.
Prezando o relacionamento com os vizinhos galegos, a vereadora Aurora Viães explica que esta iniciativa conjunta reforça e incentiva a cooperação transfronteiriça entre Vila Nova de Cerveira e Goian-Tominho. Um estreitar de
laços que não se esgota com esta atividade, pois é pretensão deste executivo dinamizar outros eventos com esta vertente que congrega os dois lados do rio Minho.
A vereadora da cultura de Tominho, Cristina Martinez, destaca que esta iniciativa consolida a união com o povo de Vila Nova de Cerveira. A ideia é partilhar vários acontecimentos, representando uma nova parceria. Cristina Martinez assegura que esta união já existia, “mas é o início de uma nova etapa”.

Judas é queimado no rio Minho

Este ano, a ‘Queima de Judas’ sofre algumas alterações, com muito mistério por desvendar e que vai atrair muitas pessoas. Pode-se levantar a pontinha do véu e dizer que os espanhóis também participam, dando juz ao conceito
de Judas transfronteiriço, com a cabeça a ser construída pela população de Goian, e o corpo pelos cerveirenses.
O cortejo arranca no Largo do Terreiro, e segue para o Largo do Cais, junto ao rio Minho, onde decorrerá uma peça de teatro, é lido o testamento e a realiza-se a ‘Queima de Judas’.
A edição 2014 da ‘Queima de Judas’ contará com muita cor, música, animação, e surpresas.

Últimas