PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira cuida de esculturas e imóveis no concelho

9 Setembro, 2024 - 16:54

271

0

“Cuidar do nosso património é cuidar da nossa identidade”.

O Município de Vila Nova de Cerveira colocou no terreno uma operação de beneficiação/reabilitação de dois imóveis classificados como interesse público e de esculturas que se encontram em espaço público. 

 

De acordo com a autarquia, os trabalhos incidiram na muralha do Castelo D. Dinis e em seis esculturas, “com destaque para uma melhoria geral do ‘Cervo’ do Mestre José Rodrigues na véspera do seu quadragésimo aniversario”.

 

O Fortim da Atalaia foi também alvo de peritagem técnica, a qual “recomendou o abate da árvore existente no seu interior, devido ao risco de derrocada da estrutura, estando o monumento em fase de projeto de reabilitação”.

 

“Cuidar do nosso património é cuidar da nossa identidade e demonstra bem o caminho que este executivo quer para o concelho. Um concelho virado para o futuro alicerçado na riqueza histórica do passado; um concelho moderno sem esquecer as suas raízes e tradições; um concelho dinâmico e bem-apresentado para residentes e turistas”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.

 

“Esta primeira operação sinalizou alguns dos elementos mais importantes, conferindo maior dignidade ao serviço público, da história e do turismo”, acrescenta.

Pelo caráter emblemático – histórico e turístico -, o Castelo D. Dinis e o Cervo de José Rodrigues são duas das intervenções em curso com maior destaque.

 

Três das esculturas de Zadok Ben-David instaladas em Vila Nova de Cerveira também sofreram melhorias generalizadas, com incidência na estrutura de base, nomeadamente o “O Rei Veado” (2004), na rotunda conhecida como Cervo; “Girl on the run” (2018) patente no cais do rio Minho; e “Evolution and Theory” (1996), na fachada do edifício da ETAP.

 

Da lista de beneficiação ainda fazem parte a escultura “Catedral” (1999) de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral, localizada no Largo 16 de Fevereiro, simbolizando a flor que se abre à vida contendo os quatros elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar; e o Busto de Manuel José Lebrão, benemérito cerveirense que, com o fim de auxiliar os doentes desprotegidos, mandou erigir, em 1926, um grandioso hospital na sede do Concelho de Vila Nova de Cerveira, inaugurado em 1929.

 

 

 

[crédito fotografia: Município VN Cerveira]

Últimas