PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vila Nova de Cerveira

Cerveira/Covas: Depósito de Ledo entrou em funcionamento – Dois milhões investidos em 5 anos

13 Outubro, 2020 - 10:27

212

0

PUB Prosseguindo com o investimento na melhoria do abastecimento de água na Freguesia de Covas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de colocar em funcionamento o depósito […]

PUB

Prosseguindo com o investimento na melhoria do abastecimento de água na Freguesia de Covas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de colocar em funcionamento o depósito de Ledo, proporcionando um melhor serviço de distribuição, em quantidade e qualidade, aos residentes daquele lugar.

Em cinco anos, já foram investidos cerca de 2 milhões de euros em infraestruturas de água e saneamento naquela freguesia.

Além da construção, em 2015, de dois reservatórios principais de grande capacidade (lado norte com 200 m3 e o lado sul com 150 m3), as características orográficas únicas da Freguesia de Covas levantaram a necessidade de mais três pequenos subsistemas autónomos, sendo um deles o depósito de Ledo, com 85m3, cuja adução de água e a respetiva ligação à rede de distribuição foi concretizada este ano.

Até ao momento, já foi investido em Covas um valor que se aproxima dos dois milhões de euros, estando prevista uma nova empreitada para concluir a 2a fase da instalação da nova rede com um valor base de 1,5 milhões de euros, e cujo arranque esta previsto para a segunda quinzena do mês de novembro.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, realça a “execução de investimentos estruturantes no concelho ao nível de abastecimento de água e saneamento, com recurso a um grande esforço financeiro municipal e ainda fruto de candidaturas aprovadas no último ano ao POSEUR e que, no caso concreto da Freguesia de Covas, as obras realizadas correspondem a um investimento superior a 5 mil euros por habitante”.

Detentora de uma rede com mais de 40 anos e um sistema autónomo com 26 captações, a gestão do sistema de abastecimento de água da Freguesia de Covas passou, em janeiro de 2020, para a alçada municipal, por forma a dar resposta a duas necessidades referenciadas. Por um lado, o cumprimento da imposição legal do regulador ERSAR que, todos os anos, apresentava penalizações ao Município – de ordem financeira e de estatuto na excelência da água – pela não execução dos requisitos identificados, e, por outro lado, a promoção de investimentos fundamentais na expansão, renovação e modernização das redes de água e de saneamento.

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

 

PUB

 

Últimas