PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Comunidade de Leitores prossegue encontros em novo horário

18 Setembro, 2014 - 07:49

128

0

Encontros passam a decorrer às quartas-feiras e representam uma constante descoberta e aprofundamento do património literário legado por autores portugueses.

Após a habitual pausa de Verão, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira prossegue com os encontros da Comunidade de Leitores – Chá com Letras num novo horário: quartas-feiras das 16h00 às 17h30. O arranque desta atividade aconteceu na passada quinta-feira, 11 de setembro, com um itinerário pelas Leituras de Sophia de Mello Breyner Andresen, no Porto.
São cinco anos de encontros, desde 14 de Maio, inicialmente quinzenais e que rapidamente adquiriram uma frequência semanal, em 2010. Esta intensidade foi conseguida por amor à leitura, à literatura portuguesa, à vontade de conhecer melhor a arte literária, a cultura portuguesa em sentido mais lato, através dos escritores portugueses que sentem, refletem e partem para a criação, expressa através da escrita, seja da poesia, do romance, do conto, da análise crítica.
Estes momentos de partilha, reflexão e debate de ideias a partir do livro e da leitura são um trabalho contínuo de Maria José Areal que encarna esta caminhada de descoberta e pesquisa com o entusiasmo de transmitir enriquecimento aos cerca de 30 inscritos.
Eça de Queirós, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Namora, entre outros. Os encontros que agora passam a decorrer às quartas-feiras, por detrimento das quintas-feiras, representam uma constante descoberta e aprofundamento do património literário legado por autores portugueses.
Para além da análise de obras, há também inúmeras atividades culturais exteriores. Após o interregno do período de verão, e para assinalar mais um ciclo, os leitores rumaram ao Porto para vislumbrarem in loco o trabalho de Sophia de Mello Breyner Andresen, viagem prevista no plano anual.
Os participantes visitaram o Jardim Botânico do Porto, na quinta que havia sido propriedade dos avós da escritora, cuja casa de mantém, hoje conhecida por Casa Andresen.
A visita ao Jardim Botânico, no seu aspeto literário, histórico e botânico, foi enriquecida pela visita ao edifício da Cadeia da Relação, local onde o escritor Camilo Castelo Branco ocupou o quarto de São João (1860) enquanto Ana Plácido recolhia ao pavilhão das mulheres, ambos acusados de adultério.
Uma forma de relembrar aspetos da vida e obra deste autor e de conhecer um edifício de referência da história do Porto, que alberga atualmente o Centro Português de Fotografia.
Para concluir este dia, nada melhor do que uma visita à Feira do Livro do Porto, a decorrer nos jardins do Palácio de Cristal, com a participação de numerosas editoras.
Os interessados em integrar a Comunidade de Leitores – Chá com Letras apenas têm que aparecer na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Últimas