PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira com mais sinalética nos Caminhos de Santiago

2 Março, 2023 - 11:09

866

0

Segurança.

O Município de Vila Nova de Cerveira avançou com a colocação de um conjunto de placas sinaléticas que reforçam o alerta para a passagem de peregrinos do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, em locais onde o trajeto coincide com vias rodoviárias de considerável fluxo.

 

Os 14,4 km do Caminho Português da Costa que atravessam o concelho de Vila Nova de Cerveira estão agora mais sinalizados, no âmbito de uma candidatura intermunicipal, que visa a beneficiação daquele itinerário religioso em prol de uma intenção posterior de classificação a património mundial da Unesco.

 

No entanto, o executivo municipal entendeu avançar com um reforço de segurança incidindo nalguns pontos previamente identificados como de maior convergência de viaturas e passo de peregrinos.

Assim, e numa ação concertada entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia visadas foram colocados vários sinais de “Atenção – Peregrinos”.

 

“A certificação do Caminho Português da Costa acarreta mais responsabilidade a cada município na garantia de mais e melhores condições para os peregrinos, pois há um maior fluxo de pessoas a querer vivenciar esta experiência religiosa e/ou turística. E é nessa perspetiva que o Município de Vila Nova de Cerveira tem trabalhado desde a tomada de posse, identificando problemas e procurando implementar soluções”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.

Em 2022, o Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, por reconhecer a sua “importância histórica e cultural”.

 

É o terceiro a ser certificado, depois do Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para a região Norte.

O processo de certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional foi iniciado em 2019, com o objetivo de salvaguardar, valorizar e promover aquela rota milenar.

 

O pedido de certificação teve a concordância dos municípios atravessados e apresentou as necessárias condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação.

De sublinhar que os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha.

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

Últimas