PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: CIAB foi às escolas dar estratégias para melhor gerir o orçamento familiar

2 Novembro, 2014 - 11:27

302

0

Objetivo da iniciativa passou por explicar aos alunos o conceito de literacia financeira, bem como apresentar estratégias que lhes permitam gerir adequadamente o orçamento, sobretudo no atual contexto socioeconómico.

Cerca de 150 estudantes do ensino secundário de Vila Nova de Cerveira participaram, esta semana, em sessões de esclarecimento do CIAB, subordinadas ao tema “Gestão do Orçamento Familiar”. As palestras foram dirigidas aos alunos de três estabelecimentos de ensino: Agrupamento de Escolas, Colégio de Campos e ETAP.
Um técnico do Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo – CIAB começou por dar a conhecer o serviço gratuito que é prestado pela entidade para, numa segunda fase, explanar os direitos do consumidor. Os encontros foram bastante interativos, com os jovens a revelaram uma grande curiosidade pelos conteúdos debatidos e exercícios práticos e a comprometerem-se a espalhar a mensagem pelos pais e amigos.
O objetivo da iniciativa passou por explicar aos alunos o conceito de literacia financeira, bem como apresentar estratégias que lhes permitam gerir adequadamente o orçamento, sobretudo no atual contexto socioeconómico. As sessões pretenderam mostrar como distinguir gastos supérfluos dos gastos essenciais; fornecer estratégias para a poupança e estratégias que evitem que as despesas sejam superiores aos rendimentos familiares; explicar como é que as famílias podem conseguir prever e planear as suas despesas e por último, sensibilizar os munícipes para a nova realidade económica de forma a evitar a adoção de estilos de vida desadequados às suas reais possibilidades.
Recorde-se que o concelho de Vila Nova de Cerveira celebrou, em 2012, um protocolo de cooperação técnico-financeiro com o CIAB, concretizando a adesão formal do município à arbitragem de consumo. Qualquer residente de Vila Nova de Cerveira pode usufruir, gratuitamente, das vantagens oferecidas por este serviço, dirigindo-se aos Serviços Municipais de Intervenção Social, localizados junto ao Pavilhão Municipal.

Últimas