PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Centro histórico passa a estar interdito ao trânsito automóvel TODOS os fins de semana

22 Setembro, 2023 - 12:13

734

0

Mobilidade.

O centro histórico de Vila Nova de Cerveira vai continuar interdito ao trânsito automóvel aos fins de semana. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo Município local.

 

Ao longo de quase três meses de verão, residentes e visitantes do concelho de Vila Nova de Cerveira puderam usufruir de uma programação cultural atrativa e diversificada, vivenciada num ambiente de segurança garantido pela interdição da circulação de carros nas principais artérias do centro histórico.

 

A autarquia concluiu que a medida teve “impacto positivo”. Decidiu assim dar-lhe continuidade, abrangendo todos os fins-de-semana.

 

“Entre julho e setembro, as principais artérias foram devolvidas às pessoas em detrimento da circulação automóvel, sendo visível famílias e grupos de turistas a desfrutar não só dos eventos, como também dos pontos de interesse, sem a preocupação de estarem constantemente vigilantes à passagem de viaturas”, explica a edilidade.

 

 

No total são sete as artérias que passam a estar interditas ao trânsito automóvel aos fins de semana:

  • Rua António José Duro,
  • Terreiro;
  • Praça da Liberdade até ao entroncamento da Rua do Cais;
  • Rua Queiroz Ribeiro, desde a Rua do Arrabalde até à Praça da Liberdade;
  • Rua César Maldonado;
  • Rua Costa Brava;
  • Rua Costa Pereira.

 

Esta medida exclui residentes, atividades económicas, recolha de resíduos sólidos urbanos, agentes de proteção civil, táxis e viaturas municipais, devendo ser assegurado o encerramento após a passagem pelas cancelas/floreiras.

 

Por sua vez, as cargas e descargas ficam salvaguardadas com proposta de lugares permanentes na Praça do Alto Minho, Rua 25 de Abril e Praça 16 de Fevereiro.

“Não obstante, atendendo ao posicionamento da Igreja Matriz no desenho urbano, e por frequentemente serem verificadas situações desconfortantes durante a realização de celebrações religiosas, a Câmara Municipal estipula ainda a interdição temporária à circulação automóvel na Rua António José Duro, no Terreiro e na Praça da Liberdade até ao entroncamento da Rua do Cais, durante casamentos, batizados, funerais, ou outros eventos de cariz religioso”, acrescenta.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas