PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Câmara avança com requalificação da Ponte das Poldras

16 Junho, 2015 - 07:57

178

0

Protocolo assinado entre o Município e a EDP–Gestão visa resolver um anseio antigo da população daquela localidade.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em colaboração com a Junta de Freguesia, vai avançar esta semana com a empreitada de reparação e beneficiação da Ponte das Poldras, na freguesia de Covas.
Aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Assembleia Municipal, da passada sexta-feira, o protocolo assinado entre o Município e a EDP–Gestão visa resolver um anseio antigo da população daquela localidade.
O avançado estado de degradação daquela travessia sobre o rio Coura, que faz ligação entre uma das zonas mais populosas de Covas e a EN 301, sentou à mesma mesa o executivo cerveirense e a EDP para encontrar uma solução viável e que responda às necessidades sentidas pelos habitantes. Após a realização de reuniões, a EDP–Gestão aceitou entregar à Câmara Municipal a gestão da ponte e uma verba para a execução de obras de reparação e beneficiação nos 50 metros de extensão.
Perante este acordo, apresentado e aprovado pela Assembleia Municipal, a autarquia cerveirense fica responsável pela abertura de concurso para a obra e pela condução dos trabalhos de limpeza, alargamento, reforço e estabilização estrutural, com o objetivo de garantir no futuro uma utilização segura.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira recorda “um acesso estruturante e com história, que melhorará as condições de mobilidade no interior do Concelho”. Fernando Nogueira explica que uma das prioridades do executivo é dotar a população cerveirense de melhores acessibilidades, “contribuindo para a coesão territorial e potenciando o desenvolvimento harmonioso de todo o Concelho”.
Com a construção de uma barragem de abastecimento da Central Hidroelétrica de France, a EDP avançou, entre os finais da década de 60 e início de 70, com a transformação de um pontão de madeira existente numa ponte de pedra.
Com o passar dos anos, a travessia começou a dar sinais de degradação que serão resolvidos com este protocolo.
Recorde-se que, desativada em 1974, a antiga Central Hidroelétrica de Covas, em Vila Nova de Cerveira, instalada na margem direita do rio Coura, está de portas abertas transformada em pólo turístico do concelho. A primeira central hidroeléctrica do Alto Minho, e uma das pioneiras na eletrificação nacional, pode ser igualmente visitada através do trilho pedestre ao longo do canal entre a zona de lazer e esta central, passando pela Ponte das Poldras.

Últimas