PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Autarquia e participantes fazem balanço positivo do Olyimpics4all

11 Setembro, 2015 - 08:22

143

0

Câmara cerveirense adiantou que ‘já há dois municípios interessados em organizar a iniciativa em 2016’.

Após cinco dias repletos de atividades desportivas e de um grande espírito de convívio dentro e fora de campo, os atletas portugueses, espanhóis e franceses inscritos no Olympics4All revelam-se extremamente satisfeitos com o desenrolar do evento e esperam voltar a encontrar-se já em 2016.
A alegria estampada nos rostos e os cânticos entoados e interpretados nas três línguas espelham a relação de amizade criada entre todas as equipas. Os jovens afirmam que esta partilha de experiências com os mais velhos foi enriquecedora e divertida, desejando chegar à idade dos parceiros de equipa com a mesma dedicação e energia demonstrada ao longo da competição. Já os mais velhos sublinham que, na vida, a aprendizagem é contínua, e os mais jovens têm muito para oferecer.
O Olympics4All não foi apenas uma competição desportiva saudável, mas sobretudo um encontro de gerações e de consolidação de relações entre municípios geminados e as suas gentes. Força, Bravo, Allez, Allez eram as palavras de ordem usadas pelas claques para dar apoio aos seus colegas. No restante período de tempo, os momentos de animação e intercâmbio cultural foi uma constante, e nem as diferentes línguas impediram a integração.
As expetativas dos participantes foram superadas e palavras como “maravilhoso”, “fantástico”, “espetacular” e “inesquecível” foram as eleitas para descrever este evento. Os colegas de equipa tornaram-se cúmplices, e os ‘concorrentes’ são agora bons amigos.
A vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira faz um balanço muito positivo deste encontro intergeracional, sublinhando o impacto que teve na comunidade. Aurora Viães confirma que os objetivos foram alcançados e as expetativas superadas, com os atletas a viverem dias únicos de intercâmbio e entreajuda, para além de incutir a importância da prática de exercício físico permanente. Quanto ao caráter rotativo do evento também poderá estar assegurado. “Já há dois municípios interessados em organizar o Olympics4All em 2016”, garantiu Aurora Viães sem querer desvendar nomes para já. Manuela Machado, embaixadora do Olympics4All, marcou presença no terceiro dia de provas, revelando-se muito orgulhosa por se associar a um evento que se apresenta como uma mais-valia para as pessoas se manterem ativas. “O desporto é muito positivo, cada um com as suas limitações, mas todos se uniram pela equipa e pela boa disposição”, disse.
O evento culmina esta noite com um Jantar de Gala onde o convívio entre atletas, voluntários e organização será a palavra de ordem.
Recorde-se que as “Olimpíadas Intergeracionais 2015” resultam de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ao Programa ERASMUS+ – Medida “Eventos Europeus sem fins lucrativos no âmbito da Semana Europeia do Desporto 2015”, alcançando um co-financiamento de 80%.
Envolvendo a parceria da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, de todos os municípios da região do Minho-Lima e das suas localidades geminadas, este projeto reuniu os 10 municípios alto-minhotos com as suas geminações, integrando participantes com idade igual ou superior a 60 anos e jovens dos 18 aos 30 anos pelo desporto inclusivo.

Últimas