PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira atribuiu voto de louvor aos Bombeiros pelo “trabalho exemplar” durante a tempestade

12 Janeiro, 2023 - 15:47

314

0

Distinção.

“Solidariedade, altruísmo, entrega, missão e sacrifício”. Estas são as principais caraterísticas mencionadas no Voto de Louvor e Reconhecimento, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, para ser atribuído aos elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, da Equipa de Sapadores Florestais, da Câmara Municipal, das Freguesias e da Unidade Local de Covas.

 

No texto, o Município enaltece o desempenho de um “trabalho exemplar”, em prol da defesa dos cerveirenses aquando da intempérie que assolou o Alto Minho, no geral, e o concelho de Vila Nova de Cerveira, em particular, na noite da passagem de ano de 2022 para 2023.

Um pouco por todo o território cerveirense verificaram-se situações de estragos, em vias, equipamentos e outras infraestruturas municipais, além de elevados prejuízos em propriedades privadas, em instituições de âmbito e em outras instituições de cariz cultural, recreativo e desportivo.

 

As graves consequências provocadas pela intempérie em alguns municípios do Alto Minho, nomeadamente em Vila Nova de Cerveira, levaram à visita imediata, no dia 2 de janeiro, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ao terreno.

 

“As consequências só não foram piores porque a Câmara Municipal acionou uma intervenção imediata no terreno, concretizada pela mobilização de uma vasta equipa de colaboradores de várias entidades que prontamente acederam à solicitação, deixando o ambiente familiar em dia festivo (1 de janeiro)”, lembra a autarquia.

 

Aprovado por unanimidade em reunião de câmara desta quinta-feira, o Voto de Louvor e de Reconhecimento realça “o trabalho inestimável, imbuído de eficiência, empenho, coragem, determinação e dedicação extraordinários, na busca da defesa das populações e dos seus bens afetados pela intempérie”.

 

O Presidente Rui Teixeira enaltece “a grandiosidade e a generosidade de todos os elementos envolvidos na operação – Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, da Equipa de Sapadores Florestais, da Câmara Municipal, das Freguesias e da Unidade Local de Covas – o que, só por si, exige, da parte das entidades públicas, todo o apoio efetivo, merecendo todo o respeito, consideração e homenagem”.

 

“Esta é uma forma de Reconhecimento dos princípios fundamentais do voluntariado, da solidariedade, do altruísmo, do espírito de missão e de sacrifício demonstrados durante estes dias críticos, que assumiram contornos terríveis para grande parte do nosso concelho”.

 

De sublinhar que, após uma avaliação técnica no terreno, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já reportou ao Governo os avultados prejuízos causados pela intempérie, através de uma atuação concertada, no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho. Além disso, o Presidente da Câmara Municipal Rui Teixeira formalizou o pedido de Declaração de Situação de Calamidade, junto do Gabinete do Primeiro-Ministro, e com conhecimento aos ministérios da Administração Interna, Coesão Territorial e Agricultura, de acordo com os termos da Lei de Bases da Proteção Civil.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município VN Cerveira]

Últimas