PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Arquivo Municipal recorda Escolas Primárias enquanto ‘Espaços de Memória’

9 Setembro, 2016 - 09:52

234

0

Exposição visa dar uma perspetiva sobre o ensino e os estabelecimentos escolares existentes em Vila Nova de Cerveira desde finais do século XIX até à implementação do Plano dos Centenários.

Aberta ao público desde esta segunda-feira, a exposição “Escolas Primárias – Espaços de Memória” do Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira apresenta um conjunto de informação histórica associada a estes espaços de aprendizagem complementada com a recriação de uma sala de aula do Estado Novo.
O encerramento das escolas primárias e a congregação de alunos em centros escolares deixou edifícios com história e estórias para contar. A exposição visa dar uma perspetiva sobre o ensino e os estabelecimentos escolares existentes em Vila Nova de Cerveira desde finais do século XIX até à implementação do Plano dos Centenários, projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, entre 1941 e 1969.
A exposição contém diversos documentos manuscritos e bibliográficos, registos fotográficos da época e outra documentação recolhida no Arquivo, junto da população e nos próprios edifícios das antigas escolas primárias existentes em todas as freguesias. O fator de interatividade e curiosidade desta mostra surge com a recriação de uma sala de aula do Estado Novo, com a secretária da professora e do aluno, os mapas, o crucifixo e os quadros do Presidente da República e do Primeiro-Ministro, a lousa, as sebentas e uma palmatória, entre outro material.
Esta iniciativa permite, por um lado, que os menos jovens façam uma viagem no tempo para recordar o seu percurso escolar, com os momentos bons e os menos bons e, por outro lado, apresenta-se aos mais jovens como uma fonte de conhecimento e exploração de conceitos de aprendizagem.
“Escolas Primárias – Espaços de Memória” vai estar patente no Arquivo Municipal ao longo do ano letivo, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. A entrada é livre.

Últimas