PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira apura 14 alunos para final intermunicipal de Melgaço

9 Março, 2023 - 22:57

756

0

Concurso Nacional de Leitura.

A Biblioteca Municipal de Vila Nova da Cerveira acolheu esta terça-feira  a prova oral da 1ª Fase Municipal do 16º Concurso Nacional de Leitura (CNL).

 

Foram apurados 14 alunos cerveirenses que vão disputar a Fase Intermunicipal, agendada para 20 de abril, com a prova escrita online, de caráter eliminatório, e a 26 de abril, com a prova oral presencial, em Melgaço.

 

Promovida pela Rede de Bibliotecas do Concelho – Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal Escolares, numa parceria entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas do concelho, esta fase do CNL contou com a Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, na qualidade de júri.

 

Entretanto, aos alunos selecionados para a Fase Intermunicipal já sabem a calendarização, bem como as obras que devem estudar para conseguirem ultrapassar esta etapa e alcançar a fase nacional, nomeadamente “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares, para o 1º ciclo; “O Rapaz e o Robô”, de Luísa Ducla Soares, para o 2º ciclo; “O Rapaz ao Fundo da Sala”, de Onjali Q. Raúf, para o 3º ciclo; e “Os meninos de Varsóvia”, de Elisabeth Gifford, para o ensino secundário.

 

O objetivo principal do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. O Plano Nacional de Leitura 2027 disponibiliza no respetivo portal recomendações de livros que poderão ser usados como referência em todos os momentos do CNL para os alunos de todas as idades e níveis de ensino, bem como para professores e bibliotecários.

 

A iniciativa do Plano Nacional de Leitura articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e com a RTP, responsável pela cobertura televisiva do evento na fase nacional.

 

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

Últimas