Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Antiga escola transformada em espaço dedicado ao linho, à lã, ao crochet… e ao bolo no tacho [FOTOS]

29 Dezembro, 2023 - 19:09

213

0

Património.

Os edifícios da antiga escola primária e do infantário da Freguesia de Mentrestido, em Vila Nova de Cerveira, foram transformados num espaço de experiências de turismo de aldeia dedicado às artes e ofícios do linho, lã e crochet e à gastronomia associada ao bolo no tacho.

 

A requalificação dos dois edifícios públicos resulta num investimento de cerca de 300 mil euros, financiado através do Programa Operacional Regional do Norte 2020 com um fundo FEDER na ordem dos 194 mil euros.

 

Localizado no centro da freguesia, este novo espaço “visa a preservação do património cultural imaterial de Mentrestido, promovendo um itinerário cultural que favoreça a integração da Aldeia de Mentrestido em rotas com relevância e notoriedade internacional, articulando e potenciando a oferta turística, contribuindo para atenuar a desertificação populacional da freguesia”, explica o Município.

 

A vertente dedicada às artes e ofícios caracteriza-se pela dinamização de oficinas de trabalho para proporcionar experiências aos visitantes de Mentrestido; a criação de espaços expositivos de forma a perdurar no tempo a arte de tecer o linho e a lã e a arte do crochet, assegurando a memória coletiva da comunidade local.

 

Já a vertente gastronómica perspetiva a dinamização de espaços para a confeção do ‘bolo no tacho’ em fins-de-semana gastronómicos e em workshops, gerando um importante nicho de promoção e divulgação dos recursos e produtos endógenos, mas também na criação de emprego.

 

“Este projeto é um claro exemplo do que se pretende para o concelho e da política de proximidade adotada por este executivo. Estamos a promover a cultura de Mentrestido”, disse o Presidente da Câmara, Rui Teixeira, na sessão de inauguração.

 

“Uma iniciativa completamente integrada na estratégia municipal de valorização das populações do interior e de combate à desertificação e de salvaguarda da identidade local”, acrescentou.

 

“A salvaguarda da identidade local, através da dinamização de atividades intergeracionais que possam contribuir para uma transmissão de conhecimentos e de experiências de geração em geração acarreta um valor incalculável”.

 

“A partir de agora, quem visitar as belas paisagens naturais de Mentrestido, pode juntar ao roteiro um conjunto de experiências com séculos de história”, concluiu Rui Teixeira.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município VN Cerveira]

 

A intervenção no edifício da antiga escola primária para acolher as novas funções consistiu na criação da oficina 1 dedicada ao linho e lã, dividida em duas áreas, uma para seniores e outra para o público infantil; da oficina 2 para o crochet; e da oficina 3 para a promoção de atividades exteriores, como por exemplo a etapa do linho de maçar e tascar.

 

Por sua vez, o edifício que outrora acolhera o jardim de infância fica composto por cozinha para confeção das iguarias, por balcão de distribuição e por uma sala de degustação e convívio.

 

Ambos os edifícios ficaram dotados de instalações sanitárias.

 

A candidatura designada de Qualificação das Experiências de Turismo de Aldeia no Minho – Valorização da Aldeia de Mentrestido/Vila Nova de Cerveira apresenta-se com um investimento de 300.688,64 euros, financiado através do Programa Operacional Regional do Norte 2020 com um fundo FEDER de 193.451,61 euros.

 

A operação integra os Projetos Âncora da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE.

[Fotografia capa: Município VN Cerveira]

Últimas