Mil anos depois, os vikings estão de volta ao Vale do Minho. É este o tema da próxima edição da Festa da História de Vila Nova de Cerveira, a realizar-se entre os próximos dias 18 e 21 de agosto.
Segundo a organização, os visitantes vão ser transportados para “uma viagem memorável aos costumes e hábitos vikings”.
Recorde-se que estes guerreiros nórdicos chegaram à PenÃnsula Ibérica no ano 840. Desembarcaram na Galiza e, contam os historiadores, terão ficado encantados com a já existente Torre de Hércules. Pouparam este grandioso monumento ainda hoje em pé, perfeitamente funcional.
Um século depois, estes invasores continuavam por cá. Chegaram ao sul da Galiza e saquearam totalmente Tui.
Percorreram o rio Minho e terão deixado vestÃgios da sua passagem Melgaço, no Monte do Prado, onde existem cabeças esculpidas cuja autoria é-lhes atribuÃda por vários especialistas.
Ainda hoje não está determinada a razão verdadeira que levou ao fim dos ataques vikings na PenÃnsula Ibérica.
Há quem defenda que, por volta do ano 1000, os nórdicos aceitaram a fé cristã. No entanto outros existem a considerar que, em vez de prosseguir com os ataques, optaram por negociar e até comercializar com os restantes reinos da Europa.
Como vai ser em Vila Nova de Cerveira?
As inscrições para espaços comerciais, artesãos e mercadores, associações e esplanadas já estão a decorrer.
Durante quatro dias, o mercado medieval, repleto de cor e música, recria os hábitos e as vivências da época e a arte que então se produzia. Mercadores e artesãos enchem as ruas, demonstrando ofÃcios. Encenações teatrais e animação de rua, com homens de armas, nobres, clérigos, homens e mulheres do povo, revelam histórias do quotidiano.
A completar o cenário não podia faltar os jogos tradicionais, o acampamento, os passeios a cavalo, o tiro com arco para os mais novos e as iguarias da época.
Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre no penúltimo fim de semana de agosto com o seguinte horário de funcionamento do mercado:
-
-
-
- Dia 18 de agosto, quinta-feira, das 17H00 Ã s 24H00 horas;
- Dia 19 de agosto, sexta-feira, das 11H00 Ã s 24H00 horas;
- Dia 20 de agosto, sábado, das 10H00 às 24H00 horas;
- Dia 21 de agosto, domingo, das 10h00 Ã s 23H00 horas;
-
-
A participação de associações, artesãos e mercadores, espaços comerciais e esplanadas na Festa da História carece de inscrição, cujo perÃodo está a decorrer até ao próximo dia 21 de julho de 2022.
Os interessados podem apresentar as suas candidaturas nos Serviços Culturais da Câmara Municipal ou através do email: cultura.tecnicos@cm-vncerveira.pt.
As normas e a ficha de inscrição para a participação na Festa da História: Invasão Viking, de Vila Nova de Cerveira, estão disponÃveis no site da Câmara Municipal.
Comentários: 0
0
0