PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Andaram pelo Vale do Minho há 1.000 anos – Estão de volta!

5 Julho, 2022 - 22:40

2793

0

Festa da História.

Mil anos depois, os vikings estão de volta ao Vale do Minho. É este o tema da próxima edição da Festa da História de Vila Nova de Cerveira, a realizar-se entre os próximos dias 18 e 21 de agosto.

 

Segundo a organização, os visitantes vão ser transportados para “uma viagem memorável aos costumes e hábitos vikings”.

 

Recorde-se que estes guerreiros nórdicos chegaram à Península Ibérica no ano 840. Desembarcaram na Galiza e, contam os historiadores, terão ficado encantados com a já existente Torre de Hércules. Pouparam este grandioso monumento ainda hoje em pé, perfeitamente funcional.

 

Um século depois, estes invasores continuavam por cá. Chegaram ao sul da Galiza e saquearam totalmente Tui.

 

Percorreram o rio Minho e terão deixado vestígios da sua passagem Melgaço, no Monte do Prado, onde existem cabeças esculpidas cuja autoria é-lhes atribuída por vários especialistas.

 

Ainda hoje não está determinada a razão verdadeira que levou ao fim dos ataques vikings na Península Ibérica.

 

Há quem defenda que, por volta do ano 1000, os nórdicos aceitaram a fé cristã. No entanto outros existem a considerar que, em vez de prosseguir com os ataques, optaram por negociar e até comercializar com os restantes reinos da Europa.

 

 

Como vai ser em Vila Nova de Cerveira?

As inscrições para espaços comerciais, artesãos e mercadores, associações e esplanadas já estão a decorrer.

 

Durante quatro dias, o mercado medieval, repleto de cor e música, recria os hábitos e as vivências da época e a arte que então se produzia. Mercadores e artesãos enchem as ruas, demonstrando ofícios. Encenações teatrais e animação de rua, com homens de armas, nobres, clérigos, homens e mulheres do povo, revelam histórias do quotidiano.

 

A completar o cenário não podia faltar os jogos tradicionais, o acampamento, os passeios a cavalo, o tiro com arco para os mais novos e as iguarias da época.

 

Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre no penúltimo fim de semana de agosto com o seguinte horário de funcionamento do mercado:

 

        • Dia 18 de agosto, quinta-feira, das 17H00 às 24H00 horas;
        • Dia 19 de agosto, sexta-feira, das 11H00 às 24H00 horas;
        • Dia 20 de agosto, sábado, das 10H00 às 24H00 horas;
        • Dia 21 de agosto, domingo, das 10h00 às 23H00 horas;

 

A participação de associações, artesãos e mercadores, espaços comerciais e esplanadas na Festa da História carece de inscrição, cujo período está a decorrer até ao próximo dia 21 de julho de 2022.

 

Os interessados podem apresentar as suas candidaturas nos Serviços Culturais da Câmara Municipal ou através do email: cultura.tecnicos@cm-vncerveira.pt.

 

As normas e a ficha de inscrição para a participação na Festa da História: Invasão Viking, de Vila Nova de Cerveira, estão disponíveis no site da Câmara Municipal.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas