PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerca de duas centenas de pessoas participaram no ‘Caminhar em Cerveira’ entre maio e dezembro

18 Dezembro, 2014 - 08:13

118

0

Autarquia fala em “adesão significativa”. Promete continuar a actividade no próximo ano.

Cerca de duas centenas de pessoas participaram, entre maio e dezembro deste ano, nas seis caminhadas que integraram a iniciativa ‘Caminhar em Cerveira’. Os dados são da Câmara Municipal cerveirense. Com este projeto inovador no Concelho, o Clube Celtas do Minho e a autarquia cerveirense deram os primeiros passos para a constituição da Rede Municipal de Percursos Pedestres, a ser consolidada em 2015.
Para uma primeira vez que se realiza em Vila Nova de Cerveira, a autarquia refere que o balanço deste calendário de trilhos pedestres é muito positivo, com a participação de pessoas oriundas não só do próprio Concelho, mas também de Coimbra, Porto, Oliveira de Azeméis e principalmente Galiza.
Além de concretizada a promoção de pontos de referência de Montanha e a sensibilização para a importância do exercício físico, “este projeto contribuiu ainda para a dinamização da economia local. Alguns participantes programaram um fim de semana em Vila Nova de Cerveira, desfrutando das paisagens, gastronomia e eventos promovidos”, refere a Câmara cerveirense em comunicado.
A direção do Clube Celtas do Minho mostra-se satisfeita com a aceitação deste projeto, depois de, durante anos, ter tentado criar uma Rede Municipal de Percursos Pedestres (RMPPVNC) em colaboração com o Município, concretização conseguida com o novo executivo.
O vereador com o pelouro do desporto destaca o papel fundamental deste projeto na promoção e divulgação das potencialidades turísticas que o Concelho tem para oferecer, sobretudo na vertente do turismo de natureza.
Vitor Costa não tem dúvidas de que a Rede Municipal de Percursos Pedestres é para continuar em 2015 e, se possível, integrar outros trilhos que proporcionem aos participantes experiências e conhecimentos por cantos e recantos únicos de Vila Nova de Cerveira.
Recorde-se que o ‘Caminhar em Cerveira’ desenvolveu-se em seis trilhos com caraterísticas ambientais, culturais, arquitetónicas, religiosas e históricas – Vale das Donas, Cervo, Monte de Góios (noturno), Outra Banda, Moinhos da Gávea e Alto da Pena – pelas freguesias de Sopo, Vila Nova de Cerveira, Gondarém, Covas, Reboreda e Loivo, com acompanhamento de dois guias experientes e um auxiliar.
‘Caminhar em Cerveira’ veio reforçar o surgimento de um novo conceito turístico baseado em critérios de sustentabilidade, implicando a integração no meio, o aproveitamento ótimo dos recursos, a íntima integração da população local, a preservação e melhoramento do meio, ou seja, tudo aquilo que permita um processo sustentável e duradouro.

Últimas