PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Cerca de 200 crianças aprendem a linguagem cinematográfica, com recurso à famosa "lanterna mágica"

18 Maio, 2011 - 14:50

230

0

Cerca de 200 crianças do concelho de Valença vão conhecer a linguagem do cinema, numa actividade denominada "Lanterna Mágica". Trata-se de uma iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, e que vai envolver alunos do 3º. e 4º. anos das escolas do concelho.

Cerca de 200 crianças do concelho de Valença vão conhecer a linguagem do cinema, numa actividade denominada "Lanterna Mágica". Trata-se de uma iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, e que vai envolver alunos do 3º. e 4º. anos das escolas do concelho. Num jogo entre a história e a imagem, a equipa da Biblioteca Municipal vai fazer uma abordagem prática e interactiva com os mais novos, explicando-lhes como funciona a lanterna mágica, a apartir da recriação do modelo. A actividade ensina como eram criadas as imagens das histórias do cinema, com recurso a uma lâmina de vidro.
Conhecer o cinema do século XVII é o principal objectivo desta actividade, como assim garante o vereador da Cultura, José Temporão Monte. Recorde-se que a lanterna mágica foi inventada, precisamente, no século XVII, pelo jesuíta alemão Atanásio Kircher. Era um aparelho óptico que projectava imagens ampliadas e desenhadas à mão, sobre um ecrã branco. É um dos antepassados mais longínquos da máquina fotográfica e das máquinas de projectar, no cinema. Uma realidade agora recuperada e dada a conhecer a cerca de duas centenas de crianças valencianas. Uma actividade a decorrer até ao próximo dia 25 de Maio.

Últimas