PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Centro de Remo para 70 atletas abre em fevereiro após investimento de 1,5 ME

4 Abril, 2012 - 15:12

156

0

A Câmara de Viana do Castelo adjudicou, esta semana, por 1,5 milhões de euros, a construção do novo centro de remo, o primeiro de vários equipamentos desportivos que vão integrar o futuro Centro do Mar.

A Câmara de Viana do Castelo adjudicou, esta semana, por 1,5 milhões de euros, a construção do novo centro de remo, o primeiro de vários equipamentos desportivos que vão integrar o futuro Centro do Mar.

Este equipamento de Remo, segundo explicou o autarca José Maria Costa, visa, ainda, recuperar as instalações da antiga “Fábrica das Boinas”, junto ao parque da cidade, “de forma a responder às necessidades dos clubes”.

Servirá 70 atletas e terá capacidade para acolher, já a partir de fevereiro de 2013, praticantes de remo profissionais mas também na vertente de turismo e lazer.

Esta infraestrutura integra o projeto Centro de Mar e enquadra-se numa estratégia que aposta no desenvolvimento do turismo náutico em Viana do Castelo, inserida no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e representa um investimento de seis milhões de euros, apoiado pelo programa operacional em 4,2 milhões.

O cofinanciamento permitirá também a construção de dois novos equipamentos para os centros de vela e de canoagem.

Os três postos náuticos, que deverão entrar em funcionamento no segundo trimestre de 2013, destinam-se não só a atletas federados de clubes de Viana do Castelo, mas também terão capacidade para receber praticantes destes desportos numa vertente competitiva e turística.

“Assim como os restantes equipamentos do Centro de Mar vai propiciar condições para esta estratégia que estamos a seguir de mobilizar os atletas, os clubes e a sociedade para os desportos e atividades náuticas”, apontou o autarca socialista.

A câmara de Viana do Castelo assinou, em janeiro, com a gestão do Programa Operacional Regional do Norte, a contratualização de 4,2 milhões de euros de fundos comunitários para a construção de três equipamentos desportivos náuticos.

Trata-se de um investimento global, neste Centro de Mar, que ascende a perto de seis milhões de euros através da construção do Centro Náutico de Remo e outro de Canoagem (2ME), além de um Posto Náutico de Vela (1,9ME).

Estes três equipamentos inserem-se na aposta municipal de criação de uma cidade náutica e vão ser utilizados por cerca de 200 atletas federados, além de centenas de outros praticantes e turistas.

O Posto Náutico de Vela vai nascer junto ao Campo d’Agonia, integrando um hangar e um equipamento social da modalidade para pessoas com mobilidade reduzida, para servir 70 atletas profissionais.

Na margem esquerda, em Darque, será construído o Centro de Canoagem, com três pavilhões destinados a receber atletas, escolas e turismo de lazer, no âmbito daquela modalidade, “potenciando o uso desportivo do rio Lima”. Este equipamento deverá ser utilizado por 40 atletas federados e 600 praticantes.

O autarca local recordou, na altura, que para completar esta aposta falta ainda a construção do Centro de interpretação e Acolhimento, a instalar no antigo navio-hospital Gil Eannes, a nova Marina Atlântica da cidade e um Centro Empresarial Náutico.

“É uma estratégia de promoção do mar e da náutica de recreio, sabendo nós que estas atividades podem ser geradoras de novas atividades económicas”, concluiu.

A construção dos restantes centros desportivos deverá arrancar no verão para se prolongar durante um ano.

Últimas