PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Centro Cultural acolhe hoje road show do ensino profissional

6 Maio, 2014 - 07:14

174

0

Iniciativa destina-se a pais, professores e alunos.

O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe, hoje e amanhã, o road show do ensino profissional, destinado a pais, professores e alunos. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal e é organizada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A iniciativa pretende ajudar os jovens no momento da escolha por um curso de nível secundário sob a forma de um roadshow do ensino profissional, subordinado ao mote “Projeta o teu futuro”. O roadshow está a percorrer Portugal Continental, contemplando 16 paragens. Em Viana do Castelo será integrada uma mostra de ensino profissional e ainda por um vasto conjunto de atividades de interação e de animação em torno das questões associadas com a informação e orientação escolar e profissional.
Esta é a primeira paragem da iniciativa, dando a conhecer, in loco, um vasto leque de cursos de ensino profissional que constituem uma janela de oportunidades para um futuro promissor.
Este cursos, atualmente disponíveis em praticamente todas as escolas secundárias (públicas e privadas), em escolas profissionais e centros de formação, caracterizam-se pela proximidade ao mercado de trabalho e às especificidades empresariais locais/regionais, mediante uma componente curricular mais prática e a realização de estágios em empresas, sem descurar a possibilidade de prosseguimento de estudos pós-secundários ou superiores.
Esta iniciativa visa, ainda, demonstrar as valências e apostas estratégicas da cada região ao nível da educação, formação e emprego, bem como divulgar e reforçar as parcerias locais, através da aproximação dos diversos agentes com responsabilidades nesta matéria. Nesse sentido, a iniciativa assume também como destinatários indiretos os pais e encarregados de educação, os empresários, os operadores de educação e formação, outros agentes locais com intervenção nas matérias de educação e formação profissionais e a população em geral.

Últimas