Menu

+

1

0

Alto Minho

Centenas de ciclistas vão passar por Paredes de Coura e Caminha no domingo

17 Março, 2023 - 12:05

2038

0

Viana Granfondo.

Integrado nas celebrações da Cidade Europeia do Desporto 2023, a primeira edição do Viana Granfondo Europcar realiza-se no próximo domingo, 19, e contará com 1.700 participantes, oriundos de diversos pontos do país, bem como da vizinha Galiza.

 

A partida será dada às 9h00, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, local onde também estará instalada a meta.

 

Este passeio cicloturístico, embora cronometrado, contempla uma distância de 131 km (Granfondo) e duas outras mais curtas: o Mediofondo, com 84 km, e o Minifondo, com apenas 62 km.

 

Para além do município anfitrião, estende-se aos concelhos vizinhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha, o que garante, seja na montanha ou junto ao mar, o contacto com algumas das paisagens mais deslumbrantes do Alto Minho.

 

Luís Leão Pinto, o pluridisciplinar e multipremiado atleta vianense, envergará simbolicamente o dorsal n.º 1. O Viana Granfondo Europcar arrancará em direcção a Lanheses (via ponte Eiffel) pela margem esquerda do Lima e, uma vez ali chegados, os participantes do Mediofondo e do Minifondo tomam a direcção da Montaria, enquanto que os do Granfondo encaminhar-se-ão para Ponte de Lima e, dali, para Paredes de Coura, onde encontrarão as maiores dificuldades de todo o trajecto.

 

A partir de Riba de Âncora, o percurso, que passa por Outeiro, Perre e Meadela – desta feita pela margem direita do rio Lima –, volta a ser comum às três distâncias.

 

Em qualquer dos casos, a opção por estradas secundárias proporcionará aos participantes cenários de grande beleza, que tão bem caracterizam a região altominhota.

 

No âmbito desta iniciativa organizada pela Bikeservice com o apoio do Município de Viana do Castelo, estão agendadas diversas actividades destinadas aos mais jovens e às famílias, como sejam o Granfondo Kids, no sábado à tarde, e uma caminhada solidária, que terá lugar no dia seguinte em simultâneo com o passeio cicloturístico.

Fundada em 2008, na Póvoa de Varzim, pelo antigo ciclista Manuel Zeferino, a Bikeservice é, actualmente, responsável pela organização das maiores e melhores provas de ciclismo para todos em Portugal.

 

Os seus eventos estão entre os que atraem o maior número de participantes e algumas das grandes estrelas nacionais e internacionais da modalidade, quer do presente quer do passado.

 

Miguel Indurain, Alberto Contador, Pedro Delgado, Francesco Moser, Oscar Freire, Oscar Pereiro, Michael Rogers e Rui Costa são alguns dos nomes que figuram nessa lista.

 

[Fotografia: Bikeservice]

Tópicos:

#Ciclismo

Últimas