PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Casal descobre ‘apetência’ para cultivar abóboras de 60 quilos

21 Dezembro, 2012 - 08:45

216

0

Um casal de agricultores de Valença descobriu uma ‘apetência’ especial para cultivar abóboras gigantes, com mais de 60 quilos, mas admite não saber o segredo.

Um casal de agricultores de Valença descobriu uma ‘apetência’ especial para cultivar abóboras gigantes, com mais de 60 quilos, mas admite não saber o segredo.

“É semente para a terra e crescem. Este ano começaram a ter uma dimensão fora do normal e a maior chegou aos 63 quilos”, explicou Maria Costa Fernandes. Aos 60 anos de vida e com décadas passadas na agricultura em Sanfins, Valença, assume que nunca viu “coisa igual”.

“Nem eu nem as dezenas de pessoas que passam por cá para as ver, com curiosidade”, diz também o marido, Manuel Fernandes, de 63 anos.

Só em novembro, o casal colheu nove abóboras gigantes, todas de uma área de cultivo com cerca de sete metros de comprimento por menos de um metro de largura.

Por isso garantem não ter qualquer segredo para revelar: “Já cultivamos há muito tempo mas só em 2012 é que isto começou a acontecer e em agosto já tivemos que tirar algumas que estavam grandes”, acrescenta Maria Fernandes, enquanto tenta segurar as três que ainda restam.

Destas, as duas maiores pesam entre 61 e 63 quilos e chegam a ter 2,25 metros de diâmetro.

“De todas as que tirámos este ano, a mais pequena tinha 35 quilos. Já foram para o congelador, para fazer sopa, já demos aos animais e oferecemos outras a muita gente, porque não sabemos o que fazer com tanta abóbora”, admite.

“As que sobram vão servir para fazer doces no Natal, que também são muito boas para isso”, remata.

Últimas