A Casa do Curro, imóvel do séc XVII localizado na Praça Deu-la-Deu, vai transformar-se no Museu do Alvarinho. A candidatura, aprovada no programa PRODER, ação, conservação e valorização do património rural, beneficia de um apoio financeiro próximo de 90 mil euros para um investimento elegível de 148 mil euros.
Com a certificação do nome igualmente aprovado, o futuro Museu do Alvarinho assumir-se-á como um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses e suporte da identidade cultural e histórica do concelho.
Pretende-se ainda corporizar um modelo integrado de promoção do vinho alvarinho, estendendo-o ao património natural, histórico, arqueológico e cultural de concelho. No fundo, o Museu do Alvarinho servirá como elemento impulsionador e congregador para a divulgação e dinamização das potencialidades endógenas da região.
Distribuído por diferentes áreas, este espaço proporcionará aos visitantes uma autêntica viagem pelo mundo deste famoso néctar, disponibilizando informação sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção deste verdadeiro ex-libris do concelho de Monção.
As empresas de Vinho Alvarinho com produto rotulado, tantas e tantas vezes premiadas em concursos nacionais e internacionais, encontrarão neste espaço, ” uma porta de acesso ” para a valorização dos seus produtos, bem como um ” ponto de encontro ” para provas comentadas, encontros promocionais e estabelecimento de parcerias negociais.
Comentários: 0
0
0