PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Carpinteira: ‘Serões n’ Aldeia’ é “um dos principais eventos gastronómicos do concelho”

1 Agosto, 2022 - 22:49

934

0

Evento regressou após dois anos de suspensão devido à COVID-19.

O presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, assegurou esta segunda-feira que a iniciativa Serões n’Aldeia, em Friestas, é “um dos principais eventos gastronómicos do concelho de Valença”.

 

O autarca participou no encerramento deste certame que regressou, após dois anos de suspensão devido à COVID-19.

 

A edição deste ano do Serões n’Aldeia arrancou no passado dia 29 de junho. Pelo palco do evento passaram vários grupos folclóricos e grupos de baile que abrilhantaram este regresso que contou com centenas de visitantes prontos a saborear as tradicionais espetadas em pau de loureiro, o afamado bolo do caco e a poncha. 

 

“Felicito o Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e a Junta de Freguesia de Friestas pela excelente organização e pelo empenho em manter vivas as tradições gastronómicas e etnográficas da freguesia e do concelho!”, referiu José Manuel Carpinteira.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Valença]

 

 

A freguesia de Friestas conta com cerca de 550 habitantes. Tem S. Mamede como padroeiro. Os registos mais antigos da existência desta freguesia remontam ao século 14.

 

“No catálogo das igrejas ao norte do rio Lima subordinadas ao bispado de Tui, que o rei D. Dinis mandou elaborar para o pagamento de taxa, em 1320, São Mamede de Friestas foi taxada em 100 libras. Denominava-se então Sancti Mametis de Fenestris, inserindo-se no arcediagado de Cerveira. Era ao tempo, uma abadia”, lê-se no portal da Junta de Freguesia.

 

 

[Fotografias capa: Município Valença]

Últimas