“O envelhecimento ativo é o grande desafio das novas gerações e o aumento do número de idosos nas nossas comunidades exige, das instituições e dos poderes públicos, mais respostas e mais eficazes na promoção da saúde e de um envelhecimento que todos queremos ativo e com bem estar físico e mental”.
A mensagem foi deixada pelo presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, durante as III Jornadas do Serviço Social da região, sob o tema Envelhecer … também no Alto Minho, que tiveram lugar na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE).
A Vice-Presidente da Câmara também marcou presença. No seu discurso, Ana Paula Xavier referiu que “este evento serviu para debater e partilhar estratégias que ajudem a promover um envelhecimento ativo e saudável”.
Auditório da ESCE foi palco das III Jornadas do Serviço Social
[Fotografia: Município Valença]
As jornadas foram promovidas pelo Serviço Social da ULSAM e tiveram, por base, a realidade das alterações demográficas do último século e consequentes desafios para os quais a sociedade tem de se preparar.
Ao longo do dia debateu-se a necessidade de inovar e implementar respostas que vão ao encontro e satisfaçam as necessidades específicas desta população.
Oito intervenções analisaram a problemática do envelhecimento, sobre várias perspetivas, ao longo dos quatro painéis das jornadas.
Comentários: 0
0
0