PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Carpinteira: Congresso da Educação “lançou desafios à política educativa nas regiões de fronteira”

15 Março, 2023 - 15:33

744

0

Educação.

O I Congresso Internacional de Educação “lançou novos desafios à política educativa nas regiões de fronteira e colocou a educação no centro estratégico da Agenda 2030 da Eurocidade”.

 

As palavras são do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, que fez um balanço muito positivo desta iniciativa realizada no passada fim-de-semana nos concelhos vizinhos de Valença e Tui.

 

Os grandes desafios da educação e as reformas educativas em Portugal e Espanha, no contexto das Eurocidades, foram os temas centrais deste congresso.

 

Também bastante satisfeito, o vereador da Educação na edilidade valenciana, Arlindo Sousa, referiu no final dos dois dias de congresso que, “saímos daqui com a certeza de que há visões coincidentes em vários assuntos das reformas educativas de Portugal e Espanha: no desenvolvimento de competências, na valorização da carreira docente e na promoção de um trabalho em rede entre as escolas e os professores para a implementação de projetos pedagógicos e socioeducativos, no contexto das Eurocidades”.

 

O auditório da ESCE Valença – Escola Superior de Ciências Empresariais e o Teatro Municipal de Tui – Francisco Sánchez foram os palcos deste evento. As sessões de abertura e encerramento contaram, ainda, com atuações a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença.

 

A iniciativa foi do Projecto Atlántida, EIP, Universidade do Porto e CIIE em parceria com a Câmara Municipal de Valença e o Concello de Tui.

 

Colaboraram, ainda, entre outras entidades, a Diputación Provincial de Pontevedra, a Xunta de Galicia e os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Tópicos:

#Congresso

Últimas