PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Carnaval: Câmara de Viana é a única das dez do distrito a trabalhar em pleno na terça-feira

15 Fevereiro, 2012 - 12:27

134

0

A Câmara de Viana do Castelo (PS) será a única, das dez do distrito, a não decretar tolerância de ponto total para a terça-feira de Carnaval, constatou a Lusa após uma ronda por todas as autarquias.

A Câmara de Viana do Castelo (PS) será a única, das dez do distrito, a não decretar tolerância de ponto total para a terça-feira de Carnaval, constatou a Lusa após uma ronda por todas as autarquias.

Em Arcos de Valdevez, município liderado pelo PSD, a autarquia justificou a tolerância de ponto aos funcionários pela “tradição do Entrudo” no concelho e o “investimento” realizado para “atrair visitantes”.

Já a autarquia de Caminha, também do PSD, terá as portas da Câmara abertas no dia 21 de fevereiro, mas será concedida a tolerância de ponto a metade dos funcionários.

“Tendo em conta que há serviços públicos abertos, entendemos que também deveríamos estar a funcionar. No entanto, vamos deixar que os funcionários dividam as tolerâncias de ponto entre segunda e terça-feira”, explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara de Caminha, Flamiano Martins.

Ainda do lado do PSD, a Câmara de Valença, liderada por Jorge Mendes, também já fez saber que atribuirá a tolerância de ponto, ao contrário do que acontecerá com os restantes funcionários públicos.

Mais crítica é a posição do único presidente de Câmara do CDS-PP, Victor Mendes, que em Ponte de Lima manterá a atribuição da tolerância de ponto para todos os funcionários, que estava tomada desde o início do ano.

“Seria contraproducente tomar uma decisão contrária àquela, tendo em conta os poucos dias que faltam para o Carnaval e as alterações e consequências menos desejáveis que isso iria implicar em termos pessoais, sociais e económicos para os funcionários”, diz uma nota do município, enviada à Lusa.

Acrescenta que “há um conjunto de atividades planeadas com antecedência, despesas realizadas e dinâmicas económicas previstas para esse dia que devem ser respeitadas”.

“Por uma questão de compromisso que queremos continuar a assumir com os nossos funcionários, entendemos que tal situação apenas seria possível se essa decisão tivesse sido devidamente refletida, planeada e atempadamente comunicada”, diz ainda o município liderado por Victor Mendes.

De resto, a decisão de atribuir a tolerância de ponto aos funcionários camarários foi seguida ainda em Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Paredes de Coura e Ponte de Barca, todas lideradas pelo PS.

A exceção no conjunto total de 10 municípios do Alto Minho é mesmo a capital de distrito, liderada pelo socialista José Maria Costa, que decidiu ainda antecipar para domingo, 19 de fevereiro, o corso que anualmente se realiza na cidade no dia de Carnaval, face à não atribuição de tolerância de ponto aos funcionários públicos anunciada pelo Governo.

“Tendo em conta essa decisão, não queríamos correr o risco de ter dificuldades com as pessoas das associações que participam e organizam o corso, pelo que decidimos antecipar para domingo”, explicou José Maria Costa.

O corso de Carnaval “trapalhão” de Viana do Castelo é tido como o maior da região, reunindo habitualmente cerca de 3.000 figurantes e mais de vinte carros alegóricos.

Acrescentou que, até agora, o município só atribuía a tolerância de ponto aos cerca de 800 funcionários, na terça-feira de Carnaval, quando o mesmo acontecia a nível nacional.

“Por isso, vamos trabalhar normalmente”, apontou.

Últimas