PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Candidatos a “diretas” têm de formalizar apoios a 22 de novembro

7 Novembro, 2012 - 15:48

130

0

Os dois militantes que pretendem liderar a lista socialista à câmara de Vila Nova de Cerveira em 2013 terão de apresentar os respetivos apoios dentro de duas semanas e as “diretas” deverão acontecer até 16 de dezembro.

Os dois militantes que pretendem liderar a lista socialista à câmara de Vila Nova de Cerveira em 2013 terão de apresentar os respetivos apoios dentro de duas semanas e as “diretas” deverão acontecer até 16 de dezembro.

Segundo informação avançada hoje à agência Lusa por fonte partidária, a reunião da comissão política concelhia de Vila Nova de Cerveira do PS, destinada a aprovar as respetivas candidaturas, realiza-se a 22 de novembro, data em que os dois militantes terão de apresentar os seus apoios.

Em cima da mesa estão as candidaturas autárquicas de Fernando Nogueira, atual vereador na câmara liderada pelo também socialista José Manuel Carpinteira – que não se pode recandidatar em 2013, e de João Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Lovelhe e líder da comissão política concelhia do PS local.

A direção da federação distrital de Viana do Castelo do PS, liderada igualmente por Carpinteira, admite que os dois candidatos cumprem os requisitos para a realização de eleições diretas para escolha, por parte dos 320 militantes do concelho, do cabeça-de-lista a apresentar pelo partido em 2013.

Os candidatos cumprem a garantia de apoio de pelo menos um terço dos elementos da comissão política concelhia (total de 21 membros), de 10 por cento dos militantes e de 10 por cento de autarcas socialistas do concelho.

“É um dado adquirido que haverá eleições diretas em Vila Nova de Cerveira para escolha do candidato para 2013 e, à partida, será caso único em todo o distrito”, admitiu ainda Carpinteira.

Depois de apresentadas, formalmente, as duas candidaturas na reunião da concelhia socialista, as eleições diretas, segundo a direção regional do partido, deverão ser agendadas entre 12 e 16 de dezembro.

“Qualquer um dos dois candidatos tem condições para ganhar”, sustentou o líder da federação distrital socialista de Viana do Castelo.

Quanto a José Manuel Carpinteira, eleito pela primeira vez presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira com apenas 29 anos, em 1989, está de partida da vida autárquica e admite que “o mais certo” é sair da política em 2013.

“Interpreto a Lei como uma limitação não ao território mas à função. Sendo à função, não estou disponível [para qualquer outra candidatura] e digo-o desde já para que não haja qualquer especulação”, assumiu ainda o autarca socialista, agora com 52 anos.

Últimas