PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Campanha para as eleições intercalares de domingo em Merufe está na rua com troca de críticas entre os dois candidatos

25 Janeiro, 2011 - 12:14

202

0

A freguesia de Merufe, no concelho de Monção, encontra-se em contagem decrescente para as eleições intercalares do próximo domingo, dia 30.

A freguesia de Merufe, no concelho de Monção, encontra-se em contagem decrescente para as eleições intercalares do próximo domingo, dia 30. Recorde-se que o acto eleitoral foi convocado pelo Governador Civil de Viana do Castelo, Pita Guerreiro, por falta de entendimento entre os eleitos nas últimas autárquicas quanto à formação da junta. Um impasse político que dura há já 15 meses e com diversas consequências, pois para além de não poder fazer obras, a freguesia viu-se impedida de pagar os salários aos seus oito funcionários durante um ano.
Ao contrário do cenário de 11 de Outubro de 2009, para esta corrida eleitoral apresentam-se duas listas.
O «Movimento Independente por Merufe», encabeçado por Márcio Alves e a «Juventude Independente por Merufe», que resulta da fusão das duas listas independentes da oposição que concorreram separadamente nas últimas autárquicas. Embora com perspectivas diferentes, os dois candidatos culpabilizam a indefinição da legislação das autarquias locais que não contempla estes casos de falta de entendimento entre presidente eleito e a assembleia quanto à formação do executivo, e a consequente convocação de eleições após um curto período de impasse.
Em entrevista à Rádio Vale do Minho, o candidato Márcio Alves, que lidera o MIM, faz um apelo à reflexão acerca do impasse político que a freguesia viveu durante quase um ano.
Caso vença as próximas eleições, Márcio Alves realça que as prioridades passam pelo abastecimento de água, melhoria das vias de comunicação, construção de um lar de idosos e a fixação de jovens na freguesia, através de apoios à natalidade e de subsídios para habitação.
A novidade do próximo acto eleitoral é a união das duas listas independentes da oposição, que em 11 de Outubro de 2009 se apresentaram separadamente.
Hélder Dias é o cabeça de lista da «Juventude Independente por Merufe». O candidato refere que esta aliança resulta de prioridades e objectivos comuns.
Como prioridades, Hélder Dias destaca o investimento em infra-estruturas básicas, como água e saneamento. Destaca, ainda, o apoio à terceira idade e a criação de estruturas desportivas para os mais novos, incentivanso-os a ficar.
Já está a decorrer o habitual período de campanha em Merufe, no concelho de Monção, com vista à resolução do impasse político vivido há 15 meses. Cerca de 1400 eleitores da freguesia vão ser chamados a escolher o presidente de junta para os próximos dois anos, já no próximo domingo com as eleições intercalares.

Últimas