PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha/Vilar de Mouros: Oficinas Fontes e Torres classificadas como interesse Municipal

30 Outubro, 2015 - 09:37

258

0

Anúncio foi feito durante reunião descentralizada. Autarquia considera que este é o primeiro passo para a salvaguarda deste exemplar do património vilarmourense.

O presidente da Câmara de Caminha anunciou, durante a reunião descentralizada que teve lugar em Vilar de Mouros, que levará à próxima reunião do Executivo a proposta para que o conjunto onde funcionaram as Oficinas Fontes e Torres seja classificado como de interesse municipal.
Este é o primeiro passo para a salvaguarda deste exemplar do património vilarmourense, mas o Executivo também está atento às possibilidades de recuperação, por isso incluiu-o no mapeamento da CIM-Alto Minho, com vista ao Portugal 2020, pelo este caso será oportunamente alvo de análise.
A questão da salvaguarda das Oficinas Fontes e Torres tinha já sido equacionada na reunião realizada na freguesia há pouco mais de um ano, na intervenção do representante do GEPPAV – Grupo de Estudos e Preservação do Património de Vilar de Mouros. Plácido António Souto voltou a manifestar essa preocupação ontem, ficando a saber-se que este foi um dos assuntos relativos à freguesia que registou uma boa evolução, estando a classificação agora a apenas alguns dias de ser concretizada.
Entretanto, ainda este ano vai ser lançado um livro sobre a história da fábrica de faiança que também integra o património da freguesia o que constitui mais uma boa notícia para Vilar de Mouros e para o concelho de Caminha. A iniciativa é do GEPPAV.

Últimas