PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha/Orçamento Participativo: Votação dos projetos começa esta segunda-feira

18 Janeiro, 2016 - 09:10

145

0

Propostas resultam da vontade dos caminhenses que participaram nos encontros que decorreram no passado mês de outubro.

Começa esta segunda-feira, em Caminha, a votação dos projetos que a população quer ver desenvolvidos no concelho. A iniciativa enquadra-se no Orçamento Participativo 2015. Recorde-se que os participantes apresentaram propostas e decidiram os projetos que consideram ser os mais prioritários, até 180 mil euros – a verba contemplada no Orçamento Participativo correspondente ao valor de IRS que os munícipes do concelho pagaram durante o ano de 2015.
Assim, a partir de hoje, as pessoas podem escolher entre 14 projetos que dizem respeito às freguesias de Gondar e Orbacém, Arga, Lanhelas, Seixas, Venade e Azevedo, Argela, Riba de Âncora, Âncora, Vila Praia de Âncora e Caminha e Vilarelho.
A votação vai decorrer até 11 de fevereiro. Pode ser feita na Câmara Municipal, no Gabinete de Apoio ao Munícipe em Vila Praia de Âncora ou em cada uma das freguesias. Cada cidadão maior de 16 anos poderá votar em dois projetos. A Câmara Municipal também vai disponibilizar uma carrinha itinerante para percorrer as freguesias. “Queremos muito que as pessoas participem! Queremos muito que as pessoas venham até nós! Que elas próprias decidam e nos ajudem a decidir. Esta é também uma nova forma de governar”, disse à Vale do Minho o presidente da Câmara, Miguel Alves. “Aqui em Caminha estamos a tentar aproveitar a nossa dimensão e a nossa estrutura para fazer diferente e pôr as pessoas a participar. Vamos ter a circular um carro por cada uma das freguesias, de modo a que as pessoas não tenham de deslocar-se aos locais de voto”, explicou o edil socialista.
Recorde-se que estes projetos a votação resultam da vontade dos caminhenses que participaram nos encontros que decorreram no passado mês de outubro. No total, esses encontros mobilizaram mais de 250 cidadãos, com as mais variadas ideias. “Eu tenho muito orgulho nesta nova forma de trabalhar. Nesta forma de afirmação de Caminha através das pessoas. É uma nova metodologia, mas sobretudo uma nova alma que temos aqui a partir do nosso concelho”, sublinhou o autarca à rádio Vale do Minho.
Os projetos a votação são: adaptação do Centro Cultural de Gondar para unidade de apoio domiciliário – União das freguesias de Gondar e Orbacém (60 mil euros); rede WIFI para as freguesias das Argas (Baixo, Cima e S. João) e Dem (40 mil euros); implementação de parque infantil e equipamento fitness junto ao rio Minho – Lanhelas (40 mil euros); beneficiação do edifício EB1 de Lanhelas (renovação de caixilharias) – Lanhelas (37 mil euros); requalificação dos abrigos das artes de pesca – Lanhelas (30 mil euros); requalificação da casa das Pedras Ruivas – Seixas (60 mil euros); requalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova) – Freguesias de Venade e Azevedo e Freguesia de Argela (60 mil euros); rota dos moinhos / Limpeza das linhas de água – Freguesias de Venade e Azevedo e freguesia de Argela (60 mil euros); forno comunitário (Do Campo à Mesa) – Riba de Âncora (45 mil euros); beneficiação do Jardim de Infância – Âncora (40 mil euros); beneficiação da escola EB de Âncora Lage – Âncora (60 mil euros); recuperação do espaço envolvente ao Dólmen da Barrosa – Vila Praia de Âncora (60 mil euros); Reparação do cais da Rua e colocação de guindaste para embarcações (Caminha) – Freguesias de Caminha e Vilarelho (35 mil euros) e Aquisição de cisterna para a junta de freguesia – Âncora (60 mil euros).

Últimas