PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha/Incêndios: PSD lamenta «prejuízos incalculáveis» em Riba de Âncora

23 Novembro, 2016 - 08:28

137

0

Emília Cerqueira prometeu levar as preocupações dos Baldios de Riba de Âncora à Assembleia da República.

“Falta de meios e as condições extremas foram o maior obstáculo ao controle do incêndio que varreu as nossas florestas. No caso de Riba de Âncora os prejuízos são incalculáveis”. Esta foi a principal conclusão do PSD Caminha após uma visita de trabalho aos Baldios de Riba de Âncora. Uma iniciativa que contou com a presença de Emília Cerqueira, deputada pelo PSD na Assembleia da República eleita por Viana do Castelo.
O partido não deixa no entanto de salientar “o excelente trabalho feito pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora ao longo dos anos e que permitiu que a tragédia deste ano não fosse maior”.
De acordo com os sociais-democratas, este Conselho Diretivo tinha cerca de 60 mil bicas de resinas e arderam todas. “Este prejuízo ascende a mais de 100 mil euros, só este ano. Nesta fase, os Baldios de Riba de Âncora encontram-se a proceder à limpeza dos terrenos , com imensas zonas de corte e à criação de barreiras para que as águas pluviais não desçam com tanta força, tentando assim controlar os efeitos de erosão dos solos provocados pelos incêndios através da colocação de obstáculos naturais por forma a evitar possíveis inundações, cheias e deslizamentos de terras. A segunda fase passará por definir uma estratégia e linha gerais a seguir em questão de ordenamento florestal”, explica a concelhia «laranja».
Emília Cerqueira, que faz parte do grupo de trabalho de acompanhamento dos incêndios florestais, prometeu levar as preocupações dos Baldios de Riba de Âncora, assim como da Junta da União de freguesias de Venade e Azevedo ao grupo de trabalho de forma a que possam arranjar soluções e medidas que possam minimizar os efeitos dos incêndios e a potencialização de meios nas áreas mais críticas.

Últimas