PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Quando a vila se ‘mascarou’ de aldeia no alto da serra – Foi há 33 anos

14 Janeiro, 2020 - 18:48

1316

0

PUB O dia 14 de janeiro de 1987 ainda hoje é recordado por muitos caminhenses. O dia em que um concelho tão à beira-mar ficou coberto de neve. Em Vila […]

PUB

O dia 14 de janeiro de 1987 ainda hoje é recordado por muitos caminhenses. O dia em que um concelho tão à beira-mar ficou coberto de neve. Em Vila Praia de Âncora a espetacularidade do fenómeno foi grande, mas Caminha não ficou atrás com ruas e praças pintadas de branco.

Foi há precisamente 33 anos. Um dia em que o distrito de Viana do Castelo praticamente parou. Ora era a neve que dificultava os transportes… ora era o povo que queria sair à rua e ver todo aquele acontecimento raro. Tão raro que já nem havia memória no concelho.

Escolas encerradas… e muitas crianças nas ruas a tocar e a brincar com algo que muitas só tinham visto no cinema e na televisão. Várias lojas também fecharam nesse dia. A vontade era mesmo passear. Fotografar e contemplar a paisagem.

Eram tempos das máquinas analógicas. Os telemóveis ainda estavam longe. Os mais sortudos exibiam rolos de 24 ou 36 fotografias que tinham sobrado de alguma ocasião anterior. Outros corriam para lojas de revelação de fotografia na esperança de comprar o rolo para eternizar o momento.

Numa janela com vista sobre toda a vila e com a Praça Central em primeiro plano, conforme a fotografia que ilustra esta notícia, alguém disparou a imagem que fez história. Telhados brancos a perder de vista, como se de uma terra a grande altitude estivéssemos a falar. Só que não. Era Caminha.

Por todo o distrito de Viana do Castelo os efeitos do nevão foram fazendo sentir-se ao longo do dia. Fenómeno semelhante só viria acontecer a 9 de janeiro de 2009 e mesmo assim – neste concelho – não com tanta intensidade como o de 1987.

 

[Fotografia: Praça Central de Caminha / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas