PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Valadares encheu para o ‘Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor’

22 Abril, 2016 - 13:36

134

0

Encontro contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura.

Caminha acolheu esta quinta-feira, com casa cheia no Teatro Municipal Valadares, a primeira das sete conferências do “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor”, da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal. “Encontrar as melhores soluções para resolver os problemas da agricultura portuguesa. É essa a nossa obrigação e é isso que os agricultores portugueses também nos pedem”, sublinhou o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.
Para o presidente da Câmara, este evento de alcance nacional, “é o primeiro de muitos em que debatemos as oportunidades, os anseios, os desafios e as dificuldades da agricultura e da jovem agricultura em particular”. Miguel Alves realçou a importância desta iniciativa para a dinamização da agricultura no concelho, enquanto fator de desenvolvimento e criação de riqueza. “A importância que nós damos para encontrarmos caminhos que viabilizem a nossa própria economia, nos ajudem a sustentar as nossas empresas e as nossas atividades. Hoje temos aqui na agricultura um caminho de esperança para o qual precisamos de contributos válidos, para percebermos as oportunidades”, acrescentando ainda que “da parte do município de Caminha que tem uma vocação virada para o turismo, virada para a prestação de serviços que valoriza as pessoas que aqui vivem e aquelas que aqui passam férias, mas não pode deixar de valorizar a atividade agrícola e a atividade ligada às nossas florestas. É isso que temos feito no contacto direto com os agricultores com os produtores”.
“Estou certo de que com todos os agricultores e todos os jovens agricultores, a nossa agricultura portuguesa no futuro irá ser uma agricultura sustentável, moderna e competitiva integrada num Portugal que todos queremos mais desenvolvido e solidário”, disse Luís Medeiros Vieira durante a sua intervenção.
O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação deu conta do conjunto de desafios “a que temos de dar resposta, não só à agricultura portuguesa, mas à agricultura europeia” e que são: “mais mercado, mais segurança e qualidade alimentar, mais coesão territorial, mais internacionalização da nossa cadeia agroalimentar”.
Eduardo Almendra fez um breve enquadramento da atividade da AJAP sublinhou o papel dos promotores e dos municípios na realização deste ciclo de conferências. O presidente da AJAP solicitou celeridade ao Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação no que respeita ao processo de apoio para o reconhecimento do jovem empresário rural.
Recorde-se que os objetivos deste ciclo de conferências passam por debater as oportunidades do PDR 2020, conhecer a análise de peritos em Investimento Agrícola e testemunhos locais de entidades, empresas e jovens agricultores de sucesso.
O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” conta com os patrocínios da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro e da Magos Irrigation Systems.

Últimas