PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha vai celebrar abril com espetáculo repleto de músicos e artistas

8 Abril, 2016 - 09:19

134

0

Cancioneiro de Caminha, apresentado esta quinta-feira, inclui 14 músicas criadas para cada uma das freguesias do concelho

O Município de Caminha vai celebrar os 42 anos de Abril com um grande espetáculo, totalmente original e envolvendo dezenas de músicos e artistas caminhenses. O Cancioneiro de Caminha, apresentado esta quinta-feira, foi construído ao longo do último ano e inclui 14 músicas, criadas para cada uma das freguesias do concelho. “Este é um projeto de elevada qualidade. Nós temos a felicidade de possuir capacidades e grandes valores na música e na cultura em geral e temos a obrigação de os estimular. Esta é uma aposta deste Executivo e é uma aposta ganha”, disse a propósito o vice-presidente, Guilherme Lagido.
A apresentação do Cancioneiro de Caminha fez-se no palco do Valadares, Teatro Municipal, de uma forma simbólica, porque será o concelho a estar em “palco” neste projeto. A proposta foi feita à Câmara por César Magalhães, músico e compositor, natural de Vila Praia de Âncora. Desde o primeiro momento a recetividade foi total e o trabalho foi iniciado em parceria, envolvendo algumas instituições do concelho. No total, serão muitas dezenas, senão centenas de pessoas que, direta e indiretamente, vão tomar parte no espetáculo do dia 23 de abril e que resulta deste Cancioneiro.
César Magalhães é o autor das músicas e das letras das 14 canções. Hoje, na apresentação, ficamos a conhecer as canções das freguesias de Âncora e de Moledo e Cristelo, mas também a forma como se processou a criação. O autor explicou que partiu de um elemento icónico de cada freguesia, para construir o todo, uma história. Em Âncora, por exemplo, esse elemento foi o Pinhal da Gelfa e daí resultou uma canção de esperança, que narra a história de uma mulher que entrou no pinhal e aí enterrou o seu passado. Na apresentação, o próprio César Magalhães sentou-se ao piano e acompanhou a voz de Tânia Esteves, nesta “Canção do Pinhal”. Os dois músicos também interpretaram a “Canção do terceiro segredo”, relativa à freguesia de Moledo e Cristelo e que foi buscar a inspiração ao Forte da Ínsua.
Escutadas as duas canções ficou a vontade de ouvir mais. Isso vai acontecer no próximo dia 23, a partir das 22h00, no Pavilhão Municipal de Caminha. Nessa noite, haverá um coro de 60 vozes e vários músicos, pertencentes a instituições como o Orfeão de Vila Praia de Âncora, Academia de Música Fernandes Fão, SIRA – Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, Grupo das Lavradeiras de Orbacém e Banda de Lanhelas.
Mas haverá mais. Ao lado do compositor César Magalhães e da maestrina Liliana Quesado, que dirigirá o espetáculo, estarão também a associação Krisálida e o artista plástico Mário Garrido. César Magalhães levantou “a ponta do véu” e contou que o espetáculo terá como fio condutor a viagem de um amolador pelo concelho, em busca de clientes. Em fundo, projetadas, haverá imagens inéditas, da autoria de um artista plástico do concelho, Mário Garrido. Uma por freguesia também.

Últimas