PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Secretário de Estado preside ao hastear da Bandeira Azul esta sexta-feira

3 Julho, 2015 - 08:04

133

0

Ministro do Ambiente não irá marcar presença. Jorge Moreira da Silva justificou ausência com questões de agenda.

A Câmara Municipal de Caminha realizar esta sexta-feira a cerimónia de hastear da Bandeira Azul na praia de Vila Praia de Âncora. Será presidida pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto. Da cerimónia ainda faz parte uma visita às obras de Reforço e Proteção dos Sistemas Dunares e Renaturalização de áreas naturais degradadas – 2ª Fase, em curso na praia.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) reconheceu os esforços do município e, pela primeira vez na história do concelho, as quatro praias: Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão, vão hastear a Bandeira Azul da Europa. Tal nunca tinha acontecido e, no caso de Vila Praia de Âncora, a última vez que a praia foi galardoada aconteceu em 2011.
O Secretário de Estado Miguel de Castro Neto representa, nesta visita, o Ministro do Ambiente, que por questões de agenda não pode estar presente. O programa começa com uma visita às obras na Duna dos Caldeirões, seguida da cerimónia de hastear a Bandeira Azul na praia de Vila Praia de Âncora. O ponto de encontro será junto ao Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora, pelas 16h00.
A empreitada “Reforço e Proteção dos Sistemas Dunares e Renaturalização de áreas naturais degradadas – 2ª Fase” está orçada em 402 mil euros e, recorde-se, contempla medidas corretivas de erosão superficial e ações de reordenamento de áreas construídas em zonas de risco e consequente reposição das condições de ambiente natural, nomeadamente a consolidação e fixação de margens do rio Âncora, com recurso a técnicas de bioengenharia; a construção de um esporão deflector na margem esquerda do rio Âncora, em enrocamento e estacas com vegetação plantada; a reabertura do leito secundário do Rio Âncora; a movimentação de areias na praia para reforço do cordão dunar; e a colocação de uma cortina de paliçadas na área do anterior rompimento da Duna, por forma a favorecer a retenção de areias nessa zona.
Estão ainda previstas ações como a construção de passadiços sobrelevados de acesso à praia; a construção de um observatório da natureza, no remate do passadiço sobrelevado da Duna do Caldeirão; diversas limpezas de espécies exóticas infestantes arbóreas e herbáceas; a renaturalização do acesso rodoviário existente na parte terminal da Rua de Águas Férreas e a colocação de painéis informativos dos valores naturais presentes.
Recorde-se que numa primeira fase foram realizados os trabalhos de restituição do curso do rio pelo desassoreamento da sua foz, de deposição dos volumes de areia resultantes daquela escavação no reforço do cordão dunar e da desmontagem de infraestruturas colapsadas.
Também esta sexta-feira vai ser hasteada a Bandeira Azul na praia da Foz do Minho, às 14h00; na praia de Moledo, às 14h45, e na praia do Forte do Cão, às 15h30.

Últimas