PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Salão Nobre recebe apresentação do livro ‘Os rapazes dos tanques’ no dia 23

17 Abril, 2015 - 07:53

580

0

Apresentação desta obra insere-se também na programação das comemorações do 41º aniversário do 25 de abril.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Caminha, recebe no próximo dia 23 de abril a apresentação do livro “Os rapazes dos tanques”, de Alfredo Cunha e Adelino Gomes.
Para além de marcar as celebrações do Dia Mundial do Livro, a apresentação desta obra insere-se também na programação das comemorações do 41º aniversário do 25 de abril de 1974 que o Município está a levar a cabo.
“Os rapazes dos tanques” relata “histórias na primeira pessoa dos cavaleiros que em 1974 derrubaram a ditadura”. Em Caminha vão estar os autores do livro Alfredo Cunha e Adelino Gomes e os protagonistas da ação: o cabo apontador José Alves da Costa e o furriel Manuel Correia da Silva.
Na sinopse feste livro de 200 páginas lê-se que “os Rapazes dos Tanques oferece-nos imagens e testemunhos exclusivos dos homens que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. As fotografias de Alfredo Cunha e as entrevistas conduzidas por Adelino Gomes levam-nos a (re)viver aquelas horas e a percebermos as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, as alegrias vividas por cidadãos que, depois desse dia, regressaram, na maior parte dos casos, ao anonimato. E a conhecer, também, o olhar que esses homens têm sobre o país quarenta anos depois.
Este livro dá voz, pela primeira vez, a furriéis e cabos que não obedeceram às ordens de fogo do brigadeiro comandante das forças fiéis ao regime – um ato de justiça aos que estando, numa primeira fase, na defesa do regime arriscaram a vida e souberam estar à altura do desafio.Os Rapazes dos Tanques é uma homenagem aos homens da Cavalaria que acabaram com 48 anos de ditadura, em especial, ao capitão Salgueiro Maia”.
Recorde-se que o dia 23 de abril foi escolhido para assinalar o Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor por se tratar de data simbólica para a literatura mundial: dia morte de Cervantes, de Shakespeare e de Inca Garcilaso de la Vega. A data também coincide com o nascimento ou morte de outros autores proeminentes, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
A cerimónia de apresentação do livro está marcada para as 21h30.

Últimas