PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Salão Nobre encheu para ouvir falar da história dos Jesuítas

27 Agosto, 2015 - 08:12

141

0

Conferência contou com as comunicações de Paulo Torres Bento, Francisco Malta Romeiras, José António Uris e José Manuel Martins Lopes.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho tornou-se pequeno, na passada quarta-feira, para acolher as muitas pessoas que quiseram partilhar uma parte importante da história dos Jesuítas e da qual Caminha fez parte. “Grande momento de cultura no concelho de Caminha”, foi assim que o edil de Caminha, Miguel Alves, descreveu o evento “Passagem – Pasaxe: O Ensino Jesuíta e a Revista Brotéria entre Portugal e a Galiza” que decorreu ontem. “No próximo ano vamos fazer um debate sobre os 80 anos do início da Guerra Civil Espanhola e o modo como isso afetou, vivenciou, vitaminou ou empobreceu as nossas relações e a nossa comunidade de A Guarda e Caminha” foi o desafio lançado pelo autarca de Caminha no encerramento da conferência.
Uma conferência com as comunicações de Paulo Torres Bento, Francisco Malta Romeiras, José António Uris e José Manuel Martins Lopes, a inauguração da exposição “Memórias do colégio de A Guarda, 1916 – 1932” que contou com a presença de antigos alunos e a projeção do filme “Visita ou Memórias e Confissões (1982), visto pela quarta vez a nível mundial fizeram deste evento “um momento de grande qualidade e de grande categoria. Este momento faz parte de uma estratégia que nós temos para a formação da cultura. É mais um momento que tem a ver com a nossa história, algo que tem a ver com os nossos vizinhos de A Guarda, o papel dos Jesuítas em Portugal, na literatura, na ciência e na educação”, sublinhou o presidente da Câmara.

Últimas