PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Caminha

Caminha: Sabe quantos visitantes registou a Feira Medieval? – Já há números

25 Julho, 2022 - 13:51

692

0

Evento começou na passada quarta-feira e terminou este domingo.

A edição deste ano do Caminha Medieval superou os 70 mil visitantes. Os números foram divulgados esta segunda-feira pelo Município local. Recorde-se que aquele evento começou na passada quarta-feira e encerrou este domingo.

 

Refere ainda o Município presidido por Miguel Alves que “na tarde e noite de sábado foram batidos todos os recordes de afluência de público”.

 

Numa celebração extraordinária do Ano Santo Jacobeu (que se prolongou do ano passado por causa da pandemia) e num exercício de promoção e valorização do Caminho Português da Costa, a Câmara Municipal de Caminha dedicou a programação da edição deste ano à celebração das peregrinações que ao longo dos séculos passaram em direção ao sepulcro de S. Tiago apóstolo.

 

Em destaque, como novidades, estiveram a representação da pharmacopeia – o hospital do peregrino, a experiência mens sana em corpore sano (uma espécie de SPA dos tempos medievais), o espaço de acolhimento aos peregrinos e as peregrinações diárias que envolveram centenas de voluntários das freguesias e associações do concelho.

 

Ao mesmo tempo, uma nova arrumação do espaço proporcionado pelas recentes obras de requalificação do Centro Histórico e diversas atividades relacionadas com música, teatro, literatura, cetraria, ofícios medievais e oficinas de arte, permitiram uma viagem pelo passado que durante uma semana encheu as ruas.

 

“Esta foi das edições mais desafiantes de sempre. Por um lado, tivemos o interregno de dois anos por causa da pandemia que quebrou rotinas de trabalho e, sobretudo, levou ao encerramento de muitas empresas que trabalham na animação das diversas feiras medievais do país”, disse Miguel Alves.

 

“Agradeço muito a todos os participantes, aos voluntários e a toda a equipa municipal que nunca vira a cara ao tralho. É verdade que Caminha teve gente como nunca, que o comércio faturou em
larga escala, e também é verdade que as associações do nosso concelho aproveitaram bem o momento para fazer receita importante. Mas o número de pessoas que tivemos nesta Caminha Medieval exige um esforço redobrado para que no próximo ano possamos encontrar mais e melhores soluções para que as pessoas desfrutem deste que é, à data, o maior evento do concelho de Caminha e um dos maiores de toda a região”, concluiu.

 

Na Caminha Medieval estiveram presentes 23 grupos de animação vindos de todo o país e de Espanha e foram contabilizados 120 participantes, sendo 23 artesãos, 50 mercadores alimentares, 33 mercadores não alimentares, 1 mercador exótico e 14 estabelecimentos locais.

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas