PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Rui Fernandes ocupa vaga deixada por Ana São João no Executivo Municipal

4 Novembro, 2015 - 19:24

212

0

Novo vereador é professor e detém larga experiência no trabalho autárquico, tendo presidido à Junta de Freguesia de Lanhelas durante 12 anos.

Rui Fernandes, eleito na lista do Partido Socialista de Caminha, é o novo vereador da Ação Social, Saúde, Educação, Atividades Económicas, Cemitério Municipal e Transportes. Substitui no Executivo Ana São João, que renunciou ao mandato na passada semana, evocando razões de ordem pessoal. Rui Fernandes é professor e detém larga experiência no trabalho autárquico, tendo presidido à Junta de Freguesia de Lanhelas durante 12 anos.
Miguel Alves deu esta quarta-feira as boas vindas ao novo membro do Executivo, salientando que vê com felicidade e otimismo o início de um novo ciclo, uma vez que o vereador Rui Fernandes transporta para a gestão municipal uma experiência vivida na área da Educação, mas também uma experiência adquirida durante 12 anos de vida autárquica, quer como eleito pelo Partido Socialista, quer como independente, “o que diz bem da confiança nele depositada”. Em resposta, o vereador agradeceu o convite e disse estar plenamente consciente de que o espera um trabalho difícil, mas também que esse trabalho se enquadra no que gosta de fazer, ou seja, a dedicação ao serviço público.
Rui António de Oliveira Fernandes é professor do 1º Ciclo, com licenciatura no curso de qualificação para o exercício de outras funções educativas na área da animação sócio cultural. Exerceu funções docentes no ensino Mediatizado (Telescola) e no ensino Recorrente / Extraescolar. Fui ainda coordenador de departamento do 1º Ciclo e da equipa de articulação no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira.
Enquanto autarca, exerceu o cargo de presidente de Junta na Freguesia de Lanhelas de 2001 a 2013. Foi também presidente do Lanhelas F. C. na década de noventa e diretor fundador da associação “Corema”.
A saída de Ana São João põe fim, como referiu Miguel Alves, a um desempenho de dois anos, pautado pela qualidade e pelo entusiasmo com que a ex-vereadora ocupou o cargo desde as eleições autárquicas. O presidente fez questão de deixar registado formalmente o agradecimento a Ana São João, “pessoa que através do seu trabalho e da sua profissão dignificou o trabalho social no concelho de Caminha e que, enquanto vereadora, se pautou por um exercício baseado numa forma de trabalhar incansável, que deixa um importante legado na Câmara Municipal de Caminha”.
Miguel Alves destacou também quatro aspetos que traduzem de forma mais visível a ação da ex-vereadora, referindo o alargamento do transporte escolar gratuito; a batalha de sucesso que encetou para que as crianças de Venade não tivessem de ser deslocadas; a forma como interagia com as pessoas e finalmente o “sinal de modernidade” que se traduz no processo em curso para resolver um problema de fundo, relacionado com o Mercado Municipal de Caminha, cuja reabilitação teve oportunidade de iniciar, através de uma fórmula inovadora.

Últimas