PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Ruas encheram para ver «o melhor Carnaval de sempre»

1 Março, 2017 - 19:02

133

0

Autarquia muito satisfeita fala em «aposta ganha, que traduz o sucesso da parceria entre o Município e os comerciantes».

“Foi o melhor Carnaval de sempre”. O balanço foi feito esta quarta-feira pela Câmara de Caminha que, em nota de imprensa, disse que o desfile noturno bateu “todos os recordes, juntando quase mil figurantes, que exibiram fantasias extraordinárias”. Para além destes números, continua a edilidade, “milhares de pessoas encheram as ruas do Centro da Vila, para brincar ao Carnaval e assistir à passagem do corso, que demorou cerca de duas horas a desfilar, proporcionando um espetáculo mágico, cheio de cor e de alegria”.
O Município mostra-se desta forma muito satisfeito com “uma aposta ganha, que traduz o sucesso da parceria entre o Município e os comerciantes, juntos nesta organização, que engrandece o nome de Caminha e traz notoriedade ao concelho”. No total, recorde-se, foram quatro dias de folia, com programas para todos os gostos. Carnaval das Escolas, Baile do Assalto e Desfile de Carnaval Noturno, que marcaram o entrudo e deram o mote para “A famosa cegada é o Carnaval em Caminha”.
A noite de segunda-feira foi o ponto alto da festa, que se traduziu num enorme salto qualitativo face às realizações dos anos anteriores. Até a chuva deu tréguas e só apareceu esporadicamente, para refrescar os foliões, mas ninguém arredou pé.
O papel mais difícil acabou por ser o do júri, porque os foliões surpreenderam pela qualidade, imaginação e grandiosidade das representações e a atribuição dos 13 prémios em jogo, no valor de cerca de cinco mil euros, acabou por se revelar uma tarefa complicada.
“Fantasia Ponte em Hora”, foi o vencedor na categoria de grupos, enquanto “Os Heróis do Funkie Carnaval”, os espetaculares homens de lata, levaram o primeiro prémio individual.
De referir a importante participação dos grupos do concelho, alguns deles premiados nesta edição, que juntaram desta vez dezenas de figurantes e surpreenderam pela qualidade, rivalizando com grupos mais habituados a estes desfiles. Destaque também para a participação dos grupos galegos, nomeadamente das famosas comparsas, que trouxeram ainda mais brilho e sumptuosidade ao desfile. Uma participação que cresceu este ano e que é fruto também das boas relações que este Executivo estabeleceu com os municípios galegos e com os povos do outro lado do Rio Minho.
A festa não acabou com o desfile. Centenas de pessoas passaram depois para o coração do Centro Histórico, enchendo a Rua Direita, numa animação que continuou noite dentro à volta dos bares.

Últimas