PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Ruas de Argela saíram do anonimato este sábado

29 Maio, 2016 - 01:20

310

0

Primeira placa toponímica já foi colocada. Nos próximos dias será colocada mais uma centena de placas, numa freguesia que passa a contar com 64 ruas, a que acrescem largos e lugares.

Foi colocada este sábado a primeira placa toponímica na freguesia de Argela, em Caminha. Em pedra, foi aplicada no agora Largo de Belém. O momento assinalou o fim do anonimato a que estavam votadas as artérias daquela localidade.
A partir da próxima semana, os argelenses podem também levantar na sede da Junta de Freguesia os números de polícia. Foi um momento simbólico, iniciado há dois anos e oito meses, conforme sublinhou a autarca local, Sandra Ranhada, por isso a população quis estar presente.
A identidade de qualquer cidadão passa também por uma morada, com o correspondente número de porta ou de polícia. Mas não era assim na freguesia de Argela. O atual Executivo assumiu que poria fim a este vazio e assumiu o assunto como prioridade. Junta e Câmara dialogaram e optaram por um processo partilhado com a população, constituindo-se uma Comissão de Cidadãos de Argela que se encarregou de encontrar as melhores designações para as ruas, caminhos, largos etc.
Na verdade não tinha de ser assim, uma vez que a toponímia é uma competência do presidente da Câmara. No entanto, como frisou Miguel Alves, “as decisões são melhores quando são partilhadas”. Talvez por isso tenha sido mais moroso, mas também “é difícil entender porque é que nunca se dotou Argela de toponímia”.
Carla Ribas, em nome da Comissão, explicou como tudo se processou e apontou os principais objetivos do trabalho: desde logo, não desvirtuar os lugares e privilegiar a memória da freguesia, aprendendo com os mais velhos na redescoberta de Argela.
Findo o processo, e depois de uma reflexão, abriu-se um período de discussão pública, fizeram-se alguns ajustes e chegou-se ao dia de hoje, com um consenso tão amplo quanto foi possível. Nos próximos dias será colocada mais uma centena de placas, numa freguesia que passa a contar com 64 ruas, a que acrescem largos e lugares.

Últimas