PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Riba de Âncora vai associar-se às comemorações do Dia dos Moinhos

4 Abril, 2017 - 09:16

213

0

Data assinala-se no próximo dia 7 de abril.

A Junta de Freguesia de Riba de Âncora vai associar-se às comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de abril, com a abertura dos moinhos de D’Apardal, para visita livre, nos dias 8 e 9 de abril.
Recorde-se que os Moinhos de D’Apardal encontravam-se “praticamente destruídos”. Em 2015, a Junta de Freguesia de Riba de Âncora e a Câmara Municipal de Caminha, com a colaboração das associações da freguesia, decidiram investir na recuperação daquele património da freguesia. E, no dia 16 de agosto de 2015, dia em que se assinala o Dia da Comunidade da Freguesia de Riba de Âncora, os Moinhos D’Apardal foram inaugurados, na presença de Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, Paulo Alvarenga de Araújo, presidente da Junta de Riba de Âncora, Luis Mourão, presidente da Assembleia Municipal de Caminha e de muitos populares.
Esta intervenção consistiu na recuperação de 4 moinhos, que se encontravam ao total abandono e não eram intervencionados há já vários anos. Dos trabalhos fizeram parte a limpeza do local e a reconstrução dos moinhos propriamente dita. Para a limpeza, um trabalho árduo, foi imprescindível a colaboração do Conselho Diretivo de Baldios bem como da Associação Cultural e Recreativa de Riba de Âncora. A Câmara Municipal de Caminha forneceu todo o material necessário para a obra em si e ainda disponibilizou mão-de- obra, através dos funcionários do Município.
A recuperação do património da freguesia é uma prioridade para o presidente da Junta de Freguesia. Esta obra veio juntar-se à criação do Núcleo Museológico da Memória Arte e Ofícios de Riba de Âncora, à intervenção da Capela do Espirito Santo, à recuperação dos vários fontanários e lavadouros, entre outras obras.
Para além da abertura dos Moinhos de D’Apardal, o Município de Caminha vai também assinalar o Dia Nacional dos Moinhos com a promoção do percurso pedestre “Vamos ao Moinho&”, na Serra dArga, no dia 8 de abril. O objetivo é divulgar os moinhos tradicionais que existem na Serra dArga e sensibilizar os cidadãos para o seu valor patrimonial. A participação no percurso é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

Últimas