PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha recebe ‘Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor’ no dia 21

15 Abril, 2016 - 10:37

235

0

Trata-se de uma iniciativa que visa ajudar a dinamizar a agricultura no concelho, enquanto fator de desenvolvimento e criação de riqueza.

Caminha é um dos sete concelhos que vai receber o “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor”, da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal. A iniciativa vai decorrer no dia 21 de abril, pelas 14h30, no Valadares, Teatro Municipal e conta com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. Trata-se de uma iniciativa que visa ajudar a dinamizar a agricultura no concelho, enquanto fator de desenvolvimento e criação de riqueza.
As restantes conferências vão decorrer em Faro, Peso da Régua, Nelas, Estremoz, Funchal e Lisboa. Este ciclo de conferências pretende debater as oportunidades do PDR 2020, conhecer a análise de peritos em Investimento Agrícola e testemunhos locais de entidades, empresas e jovens agricultores de sucesso. A sessão de abertura será presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, a que se seguem as intervenções de Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, João Pedro Borges, presidente do Conselho de Administração da CA Seguros, José Gonçalves Correia da Silva, representante do Crédito Agrícola Noroeste e Eduardo Almendra, presidente da AJAP.
Subordinada ao tema “Ser Jovem Agricultor – desafios e oportunidades” esta conferência apresenta como oradores: Miguel Freitas, especialista em assuntos agrícolas europeus; Pedro Santos, consultor de projetos de investimento agrícola da empresa Consulai, José Martins, Jovem Agricultor da empresa Raiz da Terra e Firmino Cordeiro, diretor geral da AJAP.
“O novo programa PDR 2020 já começou e, neste momento, urge unir esforços, convergir estratégias e objetivos, continuar a apostar de forma sólida e responsável no rejuvenescimento do setor agrícola, e organizar o mais possível as diferentes formas de comercialização das produções dos nossos agricultores. Consciente destas dificuldades e das oportunidades que se colocam aos agricultores, nomeadamente aos Jovens, a AJAP lança este ano o seu primeiro “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor”. Queremos debater, analisar e encontrar soluções num debate amplo e aberto, onde além de especialistas, o público em geral também é convidado a participar», disse a propósito Firmino Cordeiro, Diretor-geral da AJAP.
Miguel Alves, autarca de Caminha e anfitrião da primeira Conferência, considera que “é uma distinção para o concelho de Caminha acolher a iniciativa, em primeiro lugar porque a AJAP é a entidade que mais se tem preocupado em promover o empreendedorismo dos jovens que na agricultura procuram o seu modo de vida, em segundo lugar, porque os temas da conferência, certamente, estimularão o interesse dos jovens do concelho, e mesmo do Alto Minho, pela atividade agrícola”.
O setor agropecuário do Alto Minho dá mostras de dinamismo, com novas iniciativas a surgirem nos últimos anos e algumas com grande sucesso, nomeadamente nas áreas da horticultura e da floricultura em estufa ou ainda da kiwicultura. “Caminha tem condições no domínio da agricultura para proporcionar aos jovens uma atividade rentável. É necessário que a opção se faça nas culturas que melhor se adaptem em termos ecológicos e de estrutura da propriedade. Consciente disso, o Município tem promovido uma série de encontros/debate dirigidos para atividades que pensamos ser boas opções – pequenos frutos, kiwi, horticultura, transformados de porco. Têm sido debates muito participados e estamos certos que, com este evento da AJAP no concelho de Caminha, novas iniciativas surgirão”, conclui o autarca de Caminha.
O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” conta com os patrocínios da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro e da Magos Irrigation Systems.

Últimas