Menu

+

0

0

Caminha

Caminha quer “aumentar consumo de peixe” nas cantinas escolares

3 Maio, 2023 - 02:15

743

0

Município está a realizar ação de formação para a saúde sobre educação alimentar nas escolas básicas do concelho.

O Município de Caminha está a realizar uma ação de formação para a saúde sobre educação alimentar nas escolas básicas do concelho, designada de Peixe – Super herói, dirigida aos alunos do 1º e 2º anos.

 

Esta ação insere-se no programa de alimentação saudável nas escolas e vai decorrer em todas as escolas básicas do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) “reconhece que as intervenções para promover hábitos alimentares saudáveis devem ocorrer na infância e na adolescência”.

 

“Nestas idades, as necessidades nutricionais associadas ao crescimento e desenvolvimento são mais elevadas e, por outro lado, os hábitos alimentares e padrões de comportamento alimentar são desenvolvidos durantes estes períodos e podem persistir durante a vida adulta”.

 

Para OMS, “as escolas podem ser uma oportunidade importante para a prevenção, porque permitem alcançar um grande número de pessoas, incluindo jovens, funcionários da escola, famílias e membros da comunidade”.

 

Também para a DGS “a escola é um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde, nomeadamente para o ensino e prática diária de uma alimentação saudável e de atividade física”.

 

Com iniciativas como esta, o município de Caminha pretende apoiar as famílias na criação de hábitos alimentares saudáveis nas crianças.

 

Assim, o objetivo desta ação Peixe – Super herói é “sensibilizar as crianças para a importância do pescado numa alimentação saudável, ou seja, aumentar o consumo de peixe e diminuir o desperdício do mesmo nas escolas”.

 

Realça o Município que “as ementas servidas nos refeitórios das escolas do concelho de Caminha são confecionadas tendo em conta as diretrizes estabelecidas para a alimentação escolar em Portugal”.

 

Este projeto que o Município está a levar a cabo conta com a parceria do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e está a ser dinamizado pela estagiária de nutrição, da Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto, que está a desenvolver o Projeto da Alimentação Saudável em Contexto Escolar.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Alimentação

Últimas